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Posts sobre o clima e charadas sobre os nomes das ruas e bairros da cidade ajudou a aumentar em 725% o número de seguidores no Facebook da prefeitura | Reprodução
Posts sobre o clima e charadas sobre os nomes das ruas e bairros da cidade ajudou a aumentar em 725% o número de seguidores no Facebook da prefeitura| Foto: Reprodução

Ranking

Humor e prestação de serviços são os tópicos mais curtidos e compartilhados

Os usuários que curtem a página da prefeitura no Facebook são altamente engajados, o que faz com que as postagens atinjam muitas pessoas. Um dos "Enigmas Curitibanos" – nos quais o cidadão é convidado a tentar adivinhar a rua ou bairro de Curitiba que está sendo retratado –, do dia 24 de outubro, recebeu 959 curtidas e, segundo dados da equipe, atingiu 66 mil pessoas.

Top 3

Veja os assuntos com maior repercussão:

1 - A instabilidade meteorológica da cidade (228 mil usuários de alcance).

2 - Informações sobre uma jovem desaparecida (126 mil usuários alcançados).

3 - O show do Iron Maiden em Curitiba (118 mil usuários atingidos).

Em meio a piadas, memes e comentários sobre as condições climáticas, a página da prefeitura de Curitiba no Facebook vem conquistando popularidade entre os usuários da rede social. A fanpage virou um canal de prestação de serviço que colabora para desafogar o número de ligações feitas ao 156, a central de atendimento telefônico oficial do município. Em maio, por exemplo, o 156 recebeu 160.540 ligações. O número caiu quase 50% em setembro, quando recebeu 77.932.

A página não é a única responsável pela queda no número de ligações, que são afetadas até pelo regime de chuvas na capital, mas parte dessa redução tem a ver sim com o trabalho da equipe que gerencia as ferramentas de mídia social da prefeitura.

Em setembro, eles lançaram o "Meu Ônibus", aplicativo simples por meio do qual é possível conferir os horários do transporte coletivo na cidade. "Antes, em torno de 53% das ligações para o 156 eram de pessoas que queriam informações sobre itinerários. Agora, o porcentual caiu para 20%", explica o diretor de mídias sociais e internet da prefeitura Marcos Giovanella.

Apesar de mais de 30 mil usuários curtirem a página no Facebook e mais de 15 mil seguirem o perfil da prefeitura no Twitter, o objetivo não é substituir canais. "Nossa intenção é integrar os caminhos para o cidadão se manifestar, até porque não temos infraestrutura para absorver todos os problemas relatados por telefone", comenta Giovanella.

Por enquanto, todas as reclamações feitas na internet precisam ser encaminhadas à central telefônica, mas há planos para instalar o software do 156 nos computadores da equipe para que ela também possa preencher os protocolos e dar mais agilidade ao atendimento à população.

Humor

Foi com postagens bem- humoradas como essas que a prefeitura saiu das 4 mil "curtidas", quando compartilhava apenas conteúdo do site oficial, para o número atual, de dar inveja a qualquer gestor de mídia social. "Nossa intenção é falar sobre política com o jovem, que queremos que tenha engajamento político, goste do tema e converse conosco", destaca Giovanella, que coordena a equipe formada por jornalistas e publicitários que têm entre 25 e 38 anos de idade.

Apesar de o humor ser a grande sacada da página, há quem não goste das tiradas e se manifeste pelo Facebook para fazer suas críticas, já que "ali é lugar para ser sério". Giovanella rebate. "Tratamos todos os assuntos com seriedade e nossas brincadeiras são ligadas à cultura da cidade. Um de nossos papéis é falar sobre ela e disseminá-la", argumenta.

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