• Carregando...
Hospital Regional de Paranaguá: município é dos sete que serão atendidos com a contratação de profissionais | Oswaldo Eustáquio/ Gazeta do Povo
Hospital Regional de Paranaguá: município é dos sete que serão atendidos com a contratação de profissionais| Foto: Oswaldo Eustáquio/ Gazeta do Povo

O Litoral paranaense deve receber cerca de 2 milhões de pessoas nesta temporada. Mas, logo no início da Operação Verão 2012/2013, o velho fantasma da saúde vem à tona. O resultado da licitação para contratação de serviços de saúde foi divulgado apenas na manhã de ontem, um dia depois da data programada para o início da Operação Verão. Por isso, deve haver dificuldade na contratação dos profissionais da área para atender à demanda.

O Edital 28/2012 foi realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Ele prevê a contratação de uma empresa especializada para disponibilizar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atuar em regime de plantão nas cidades de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Antonina, Morretes e Gua­­ra­­queçaba. A vencedora da licitação foi a empresa Unicuore Serviços Médicos.

O prazo de prestação de serviços é de 61 dias e, de acordo com o edital, os profissionais deveriam começar a trabalhar amanhã. Ao todo, serão 2 mil plantões médicos, 900 de enfermagem e 2 mil plantões de técnicos de enfermagem.

Porém, a Unicuore Serviços Médicos afirma que terá dificuldades para fechar o quadro de servidores. "Nós estamos trabalhando para fechar todas as escalas de médicos, enfermeiros e técnicos. A principal dificuldade é o tempo. Existe muita demanda e ainda não há profissionais suficientes", diz o diretor da empresa, Luís Fernando Girardello.

Segundo Girardello, já houve uma retificação do prazo no edital para o início do trabalho dos médicos e enfermeiros. A nova previsão é que o reforço nos hospitais e unidades de saúde comece sexta-feira.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), mesmo com o curto prazo entre a licitação e o início do serviço, o Estado tem garantias contratuais junto à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba para as contratações. Em nota, a Irmandade esclarece que o edital apresenta, de forma clara, a data da divulgação do resultado e a data do início das atividades da empresa contratada. A homologação do edital será feita hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]