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Incentivo - Imóveis podem ser restaurados

A reforma da Marechal Floriano pode incentivar a recuperação de imóveis na região. É o que espera a prefeitura de Curitiba. Ao todo, existem nesse trecho da avenida 18 edificações cadastradas como Unidades de Interesse de Preservação (UIP), assim consideradas por sua qualidade arquitetônica, técnica construtiva, importância histórica e presença na paisagem. Deste total, dez já foram restauradas ou estão em boas condições de conservação. Outros oito imóveis ainda precisam de uma revitalização.

As UIPs são imóveis que contam com incentivo para a realização do restauro, como a possibilidade de venda do potencial construtivo do terreno em que se encontra o imóvel a ser restaurado. O mecanismo de incentivo à recuperação de imóveis acabou se transformando numa espécie de moeda virtual no mercado imobiliário.

O potencial construtivo de um terreno é definido por um coeficiente, variável de acordo com o zoneamento. No caso da Marechal Floriano, zona central, este coeficiente é cinco. Assim, o resultado da multiplicação da área do terreno por cinco será o potencial construtivo deste imóvel, que poderá ser negociado no mercado junto a empreendedores que têm interesse em construir acima dos parâmetros de uma determinada área, mas dentro de um limite fixado por lei. (TA)

A primeira fase da reforma da Avenida Marechal Floriano Peixoto, que possibilitará a implantação de duas novas linhas de ônibus em Curitiba, terá início até o dia 15 de dezembro. Orçadas em R$ 13 milhões, as obras serão executados num trecho de quase cinco quilômetros entre o viaduto da Marechal Floriano, na antiga BR-116, até a Rua Pedro Ivo, no Centro. Também serão revitalizadas a Rua Lourenço Pinto e parte da Avenida Sete de Setembro e da Rua Pedro Ivo, por onde passam os biarticulados da linha Boqueirão.

A reforma na Marechal compreende a troca do asfalto das canaletas do biarticulado por piso de concreto e o alargamento da via entre as estações-tubo Parolin e Ferrovila, além de serviços de drenagem, paisagismo, melhorias na iluminação e nova pavimentação nas faixas usadas pelos demais veículos. O projeto prevê ainda a implantação de um moderno sistema de semaforização, que detecta a aproximação do ônibus e deixa o sinal verde, privilegiando a passagem do transporte coletivo.

Mas a mudança mais importante será a revitalização e o desalinhamento das estações-tubo, que deixarão de ficar uma em frente à outra, permitindo a ultrapassagem dos ônibus. Hoje, esse é o maior impeditivo para que novas linhas sejam implantadas.

As obras na Marechal fazem parte do Programa de Transporte Urbano (PTU), da prefeitura, que também inclui o projeto da Linha Verde, e ficarão a cargo da Empo – Empresa Curitibana de Saneamento e Construção Civil Ltda, que venceu a licitação concluída em outubro deste ano.

A primeira linha a ser implantada após a reforma da Marechal é a Pinheirinho/Centro, que sairá do Terminal Pinheirinho e passará pela Linha Verde e pela Marechal até o Centro, com ponto final na Rua Lourenço Pinto. De acordo com estudos da prefeitura, a linha irá reduzir o tempo de deslocamento do terminal para o centro, de 35 para 25 minutos, em média.

A expectativa é que, inicialmente, 35 mil passageiros passem a utilizar a nova linha, já que cerca de 30% dos 125 mil usuários do Terminal Pinheirinho se deslocam diretamente para o Centro. Essas pessoas deixarão de usar os biarticulados do eixo sul, que passa pelas avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro. O eixo, que inclui os terminais Pinheirinho, Capão Raso e Portão, é o mais sobrecarregado do sistema, atendendo 260 mil passageiros por dia.

A Pinheirinho/Centro utilizará 18 ônibus biarticulados. Em seu trajeto, serão implantadas quatro novas estações-tubo. Duas – uma de desembarque e outra de embarque – ficarão na Lourenço Pinto, na quadra entre as ruas André de Barros e Pedro Ivo, e terão 25 metros de comprimento, cada. Outros dois tubos ficarão na Marechal Floriano e ampliarão a capacidade da estação Cefet, tanto no sentido bairro como no sentido centro.

Em uma segunda etapa, no ano que vem, o trecho do viaduto da Marechal Floriano até o Terminal Boqueirão também deverá ser reformado, cobrindo assim toda a extensão de canaletas do sistema expresso na avenida. Com isso, permitirá a implantação de uma segunda linha, o Ligeirão, que irá, numa linha direta, do Boqueirão ao Centro, com paradas apenas nos terminais Carmo e Hauer. Com o Ligeirão, o tempo da viagem do terminal até o Centro cairá de 33 para 18 minutos, segundo estudos. A prefeitura já iniciou a licitação para estas obras, que devem começar em 2008 e têm orçamento previsto de R$ 7,6 milhões.

As obras na Marechal devem durar oito meses. Segundo o coordenador do PTU, Wilson Justus, a reforma só poderia ser feita em menos tempo se o trânsito fosse completamente fechado. "Iremos fazer tudo num cronograma que permite o convívio das pessoas com uma situação de obras. Para evitar grandes transtornos, a reforma será realizada em etapas", informou. "Vai haver dificuldades. Por isso o motorista que estiver só de passagem pela Marechal, que não for a alguma casa ou comércio na avenida, precisará procurar outro caminho", aconselha.

Hoje, Justus e outros técnicos da prefeitura participarão de uma audiência pública com moradores e comerciantes da Marechal Floriano hoje, às 9 horas, no auditório do anexo do 4.º andar da Câmara Municipal. Serão apresentados o projeto de reforma e o cronograma das obras.

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