• Carregando...

Brasília – Depois de mais de quatro horas de debates em plenário, a Câmara aprovou ontem o regime de urgência para a votação da reforma política. Os deputados têm até o próximo dia 12 para apresentar emendas ao texto. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), anunciou a votação para o dia 12. A Congresso luta contra o tempo para aprovar a reforma antes de setembro para que seja válida já para as eleições municipais do próximo ano.

Entre os partidos não há consenso entre os temas da reforma política e os próprios líderes admitem as dificuldades em apreciar a matéria. "A reforma política tem prazo e os conflitos ainda são grandes em praticamente todos os partidos. O futuro da reforma política, neste momento, ainda é muito incerto", admitiu o líder do PT, Luiz Sérgio (RJ).

Ontem, o PT fez nova reunião de bancada para discutir a implantação do voto de legenda nas eleições proporcionais, o chamado voto em lista: o eleitor votaria na legenda, com base em lista de candidatos do partido e não em determinado candidato. Segundo o líder, a bancada está muito dividida e qualquer votação feita sobre este ponto específico, a vitória seria muito apertada para qualquer um dos lados, o que dificultaria o encaminhamento em plenário.

Luiz Sérgio pretende reunir os vice-líderes e a bancada nos próximos dias para tentar um entendimento maior em torno dos temas da reforma. Há divisão também em relação ao fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais e, no caso do financiamento público de campanhas, a maioria é a favor, mas sem a aprovação da lista fechada, isso se inviabiliza.

Além de aprovar a urgência para a reforma política, a Câmara aprovou na noite de quarta-feira regime de urgência para projeto que torna inelegível, por quatro anos, o político que mudar de partido depois de ser diplomado pela Justiça Eleitoral.

Na mesma sessão, um acordo de procedimento fechado entre os líderes partidários garantiu a rejeição de mais de cem projetos sobre reforma política que tramitavam na Câmara há anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]