• Carregando...

O grande lago do Jardim Botânico passou o ultimo mês bem abaixo da sua capacidade normal. E quem freqüenta o local notou quem nos dias mais quentes ele estava quase seco. O motivo da diminuição no nível da água é a instalação de um novo sistema de irrigação dos 30 canteiros franceses e gramados do jardim. A medida faz parte do projeto de reforma do parque, iniciada em dezembro.

Para a implantação de dois novos filtros, o esvaziamento tornou-se necessário. Um filtro ficará submerso no lago e o outro funcionará do lado de fora. O primeiro servirá para a filtragem de resíduos maiores, como folhas, pedras e o barro aspirado pelo equipamento. Já o segundo irá garantir a retenção de impurezas, deixando a água mais limpa.

Em entrevista a Gazeta do Povo, o chefe de divisão do meio ambiente e produção vegetal, Esequiel Moraes, afirmou que o sistema é acionado por computador, que faz automaticamente a verificação da umidade relativa do ar. Ele vai garantir redução de custos da operação e maior durabilidade das plantas.

Ao todo, 630 pontos de aspersão serão instalados. Assim, casa espargidor vai atingir um raio de três metros, permitindo que o parque possua uma irrigação condizente com a sua área. Cerca de 3,2 mil metros de tubos de irrigação serão utilizados. Até então, a irrigação era feita em dias alternados. Bombas sem filtros eram usadas na retirada da água do lago e depois pelo menos quatro homens tinham de carregar as mangueiras para molhar a grama e os canteiros.

Porém, um aviso aos visitantes. A implantação do sistema não deve comprometer a visitação ao parque. Segundo Moraes, os visitantes vão, inclusive, surpreender-se com a beleza proporcionada pelos procedimentos da irrigação automatizada. O sistema deve começar a funcionar nos próximos dias.

De acordo com o superintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Paulinho Dalmaz, o esvaziamento não trouxe prejuízo às plantas ou aos animais do lago. A prefeitura informou que as comportas de vazão da água do lago já foram fechadas e o nível da água do lago deverá voltar ao normal na próxima semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]