• Carregando...

Interatividade

Frio, geada, chuva congelada ou neve. Fez registro de algum destes fenômenos no Paraná, compartilhe conosco. Você pode enviar sua foto para o e-mail fotosgazetadopovo@gmail.com ou postar nas redes sociais com a hashtag #japragazeta.

Leia as regras para a participação nas interatividades da Gazeta do Povo.

Primeira neve do inverno é registrada em SC e no RS

Os primeiros flocos de neve do inverno de 2013 foram registrados na madrugada desta segunda-feira (22) cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No primeiro estado, registros confirmados ocorreram em São Joaquim, no Planalto Sul e em Chapecó, no Oeste. Já no segundo, o registro informado ocorreu em São José dos Ausentes, no Nordeste.

Leia a matéria completa

Apesar do tempo frio, não deve nevar nesta segunda-feira (22) em Curitiba. A maior chance é que ocorra chuva congelada, que parece com neve, mas é transparente e ocorre quando as gotas de chuva congelam depois de cair. Pode nevar nas cidades mais próximas da divisa com Santa Catarina e em municípios de regiões altas do estado, como General Carneiro e Palmas, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. A chuva e as temperaturas baixas vão continuar por todo o dia. Não houve ocorrência de neve no Paraná durante a madrugada de domingo (21) para segunda.

Já há registro de chuva congelada em Pato Branco. "Ao contrário da neve, que é branquinha, a chuva congelada parece um bloquinho de gelo transparente", explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. O fenômeno também pode ocorrer na capital, na região metropolitana (RMC), em parte dos Campos Gerais e nas regiões Sul e Sudoeste do estado entre a tarde e a noite desta segunda-feira.

As temperaturas mais baixas devem acontecer no fim do dia, segundo o Simepar. A chuva dificulta a vinda da neve. Isso porque as gotas de água são muito grandes para congelar antes de cair.

Há maior probabilidade de neve para a madrugada desta segunda-feira. Mas, de acordo com o Simepar, se nevar será de maneira pontual e somente no Sul do estado. "Para a neve, não precisa estar extremamente frio na superfície, mas sim em altitude. Por isso precisamos acompanhar como vai estar essa situação ao longo do dia", diz Jacóbsen.

Mínimas

Na capital, a temperatura mínima hoje será de 6ºC, com máxima de 11ºC, segundo previsão do Simepar. As menores temperaturas devem acontecer em Francisco Beltrão, que registra mínima de -1ºC, e Pato Branco, que pode chegar a 0ºC nesta segunda-feira. Há previsão de chuvas em quase todas as regiões do estado, exceto o Oeste e o Sudoeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]