• Carregando...

O Ministério Público Estadual organizou uma lista diferente para facilitar o trabalho dos seus agentes na fiscalização do Bolsa-Família: está cruzando os dados com informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A lista é dividida por bairros e ruas, enquanto a relação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, existente na internet, segue a ordem alfabética. Já o cruzamento é para descobrir quem são os proprietários de carros de luxo e donos de frotas de veículos que recebem o benefício.

O trabalho ainda está em fa-se inicial. Mas o promotor de Justiça Thadeu Augimeri de Góes Lima, da comarca de Grandes Rios (que inclui os municípios de Rosário e Rio Branco), na região Central do estado, ficou surpreso ao constatar que alguns nomes da relação são também proprietários de vários automóveis e motocicletas – incompatíveis com a situação de pobreza que é pré-requisito para receber o benefício. "Em geral, 90% são carros de passeio e motocicletas. Só uma pessoa tem cerca de 30 veículos no seu nome, mas é preciso checar se não há nenhum homônimo", diz Góes Lima.

Segundo o promotor de Justiça Luiz Eduardo Canto de Azevedo Bueno, que atua com o Bolsa Família por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias dos Direitos Humanos, as listas reorganizadas e com dados cruzados com o Detran foram enviadas para todo o estado no início do ano. "Isso está facilitando o trabalho de fiscalização nos municípios", diz Bueno. Ele informou ainda que alguns de seus colegas estão checando pessoalmente as informações, embora o ideal seria repassar o serviço para as prefeituras.

Para Bueno, as administrações municipais reúnem as melhores condições para fiscalizar eventuais irregularidades. Ele diz que o Ministério Público vai firmar convênio com a prefeitura de Curitiba e repassar os dados para agilizar a fiscalização na capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]