• Carregando...

Para quem quiser tirar a primeira habilitação, incluir ou mudar de categoria a partir de segunda-feira (5), o caminho será um pouco mais difícil. Isto porque, baseado nas novas regras da Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) passará a aplicar com mais rigor o exame prático aos candidatos. As principais mudanças estão ligadas ao tempo para realização da baliza e as faltas eliminatórias.

Pelas novas regras, o tempo para fazer o balizamento do veículo será cronometrado e não poderá ultrapassar cinco minutos no caso de automóveis (categoria B), seis minutos para caminhões e ônibus (categorias C e D), e nove minutos para carretas (categoria E). Até então, não havia tempo máximo para o candidato realizar as três tentativas para estacionar na área balizada. Segundo o chefe da 1.ª Ciretran de Curitiba, Valmir Moreschi, "muitos candidatos demoravam muito para estacionar o automóvel na vaga determinada". O diretor geral do Detran/PR, coronel David Antônio Pancotti, completa. "Nenhum motorista pode parar o trânsito o tempo que quiser para estacionar o veículo na vaga".

Eliminação

No caso das faltas eliminatórias, o candidato poderá ser eliminado se cometer apenas um erro considerado gravíssimo no percurso de rua. No modelo anterior, nenhum tipo de erro eliminava-o automaticamente. Durante a prova, as infrações serão divididas entre eliminatórias, graves, médias e leves. "As faltas eliminatórias, por exemplo, correspondem às infrações gravíssimas, que se o motorista cometesse no trânsito perderia sete pontos na carteira e, dependendo da infração, teria o direito de dirigir suspenso", assegura Pancotti. As novas regras tornam o exame mais próximo da realidade e passam a exigir um melhor preparo por parte dos candidatos.

Para ser aprovado, o candidato não pode ter mais do que três pontos negativos. Uma falta grave corresponde a três pontos, uma média a dois e uma leve a um ponto. "Por exemplo, o candidato que desobedecer a sinalização do semáforo ou parada obrigatória, exceder a velocidade regulamentada para a via, dirigir na contramão, avançar sobre o meio fio, será automaticamente reprovado", afirma o chefe da 1.ª Ciretran de Curitiba. Outros exemplos de faltas graves são a falta do cinto de segurança, não dar preferência ao pedestre, perder o controle da direção do veículo e não respeitar as regras de ultrapassagem ou mudança de direção.

Motos

O exame para condutores de motocicletas também foi alterado. A distância entre os cones, que era de 2,4 metros, passou para 3,5 metros. Por outro lado, se o candidato encostar em um dos cones, será automaticamente reprovado.

Todas essas mudanças valem inicialmente apenas para Curitiba. No restante do Paraná, as mudanças serão gradativas. A previsão é de que as novas regras estejam valendo em todo o estado até o começo do segundo semestre.

Provas

Uma prova, que está sendo aplicada há um mês pelo Detran/PR tem provocado polêmica entre motoristas que tiraram suas carteiras de habilitação antes de 1998. Eles podem escolher entre fazer um exame que contém questões de direção defensiva e primeiros socorros, ou participar de um curso em qualquer Centro de Formação de Condutores.

Quem tem escolhido a primeira alternativa reclama que a apostila fornecida pelo Detran não possui todo o conteúdo cobrado no teste. Até mesmo especialistas admitem que as questões precisam ser revisadas, principalmente as de primeiros socorros. De acordo com Moreschi, todos os questionamentos dos motoristas já estão sendo analisados e que, caso algum erro seja constatado, a prova poderá sofrer algumas modificações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]