• Carregando...

Manaus - Relatório de auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no ano passado aponta falhas e riscos graves no sistema de visualização do radar X-4000, utilizado em todos os Cindactas do país. O relatório, divulgado ontem, indica falhas e sugestões, citando o sistema de Manaus, o Cindacta 4, como o mais problemático.

Na conclusão, o relatório aconselha à Aeronáutica, entre vários itens, que estabeleça parâmetros objetivos para avaliação de tolerância a falhas; altere o sistema X-4000, para impossibilitar o travamento de consoles de visualização decorrentes de comandos inseridos pelos usuários, por meio de combinações de teclas; adquira as peças necessárias ao conserto de consoles inoperantes do sistema X-4000; e modifique os sistemas dos centros de controle de aproximação do Rio e de São Paulo para que apresentem a informação correta quando houver mudança no plano de vôo após a decolagem.

Segundo o relatório, de 83 páginas, os controles carioca e paulista, nos dias em que foram visitados pela equipe, tinham algumas posições inoperantes. "A situação do controle de Manaus é por sua vez mais preocupante, pois há risco potencial do (sic) sistema parar de funcionar a qualquer momento devido à escassez no mercado de peças de reposição para seus computadores", diz o texto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]