• Carregando...
Professora dá aula em colégio da rede pública estadual | Divulgação / Hedeson Alves / Agência de Notícias do Paraná
Professora dá aula em colégio da rede pública estadual| Foto: Divulgação / Hedeson Alves / Agência de Notícias do Paraná

PRAZOS

Confira os prazos para matrículas na rede estadual de ensino:

24 a 28 de novembro: Assinatura da rematrícula automática para alunos que já estudam na rede.1.º a 5 de dezembro: Matrícula para alunos que vão ingressar no 6.º ano, vindos da rede municipal, ou passar para a 1.ª série do Ensino Médio.12 de dezembro em diante: Alunos que não estão nas redes estadual ou municipal, e pretendem ingressar em um colégio do estado, em 2015.

Documentos para a rede estadual

Valem como documentos oficiais a Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Casamento. Maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional também devem apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF). A declaração de escolaridade deve ser emitida pela instituição de origem ou pelo Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere).

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed) definiu nesta segunda-feira (27) os prazos para rematrícula na rede estadual de ensino. Alunos que irão ingressar na rede estadual, no 6º ano, e na 1ª série do ensino médio devem fazer a matrícula, assim como aqueles que atualmente não estudam na rede pública estadual, mas pretendem ingressar nela em 2015.

Para estudantes de outras séries que já frequentam a rede, basta que o responsável compareça à própria escola entre 24 e 28 de novembro, para assinar a rematrícula, que é automática. Alunos com mais de 18 anos podem assinar por conta própria.

O prazo para quem vai ingressar no Ensino Médio ou fazer a transição da rede municipal para a estadual é de 1.º a 5 de dezembro. Os responsáveis devem comparecer à escola com original e fotocópia dos documentos do aluno - veja a relação no box ao lado -, comprovante de residência (da companhia de energia) atualizado, histórico escolar ou declaração de escolaridade e carta matrícula (se tiver). O prazo é o mesmo para ingresso na educação especial e em escolas conveniadas com o estado.

Colégio Estadual do Paraná

O Colégio Estadual do Paraná (CEP), no Centro de Curitiba, está com inscrições abertas para o ano letivo de 2015. São 630 vagas para ingresso na 1.ª série do Ensino Médio, sendo 530 no turno da tarde, e outros 100 no noturno. A escola faz uma seleção que leva em conta as notas dos alunos entre os 6.º e 8º ano do Ensino Fundamental. A ficha de inscrição está disponível neste link.

Interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da escola entre os dias 4 e 7 de novembro, das 13h às 16 horas. É necessário levar o boletim ou histórico escolar do 6.º ao 8.º ano ou da 5.ª à 7.ª série, além de cópia do RG, da certidão de nascimento, cópia da fatura de energia elétrica e declaração de matrícula e frequência do 9.º ano atualizada, com assinatura do secretário ou diretor da escola. O critério de classificação são as médias das notas nas disciplinas de Arte, Geografia, Educação Física, Ciências, História, Língua Portuguesa e Matemática.

O CEP também oferece 25 vagas para o 6.º ano do Fundamental, no período da tarde. Os alunos devem levar os mesmos documentos exigidos para inscrição no Ensino Médio, além dos boletins do 1.º ao 4.º e comprovante de matrícula no 5.º ano. O critério será a média das notas em Língua Portuguesa e Matemática. A ficha de inscrição pode ser acessada clicando aqui.

Séries iniciais do Fundamental

Em Curitiba, o prazo para cadastro de crianças que vão ingressar no 1.º ano da rede municipal de ensino em 2015 terminou em 22 de agosto. Quem perdeu o prazo deve comparecer a partir de 3 de dezembro a uma escola municipal ou a uma sede do núcleo de educação para receber informações.

Os pais que fizeram o cadastro e cujos filhos não estão matriculados em nenhum Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou a um dos centros de Educação Infantil (CEI) conveniados com o município devem consultar o site Cidade do Conhecimento entre 3 e 7 de novembro, para verificar em qual escola fazer a matrícula. É preciso comparecer à escola designada com original e fotocópia da certidão de nascimento do aluno, conta de luz atualizada (dos últimos três meses) e um documento do responsável.

A matrícula no 1.º ano é obrigatória para crianças nascidas em 2009, que estarão em idade escolar no próximo ano. Quem perdeu o período de cadastro deve ficar atento ao início do período de matrícula, para garantir vaga na instituição desejada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]