• Carregando...

Quem for renovar a carteira de motorista a partir de 2006 pode ter uma surpresa. Se a habilitação atual for anterior a 1998, para a renovação será necessário um curso de direção defensiva e outro de primeiros socorros.

O Paraná é o último estado brasileiro a implantar a resolução estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em dezembro de 2004. O curso terá 20 horas de aulas teóricas e deverá ser feito por mais de dois milhões de motoristas, 65,6% do total do estado.

Segundo a programação do Detran, Campo Largo será a primeira cidade do estado a se adaptar à nova medida. O projeto-piloto será testado por um mês a partir de 16 de janeiro. De fevereiro até o fim do primeiro semestre, ele será implantado gradativamente em todas as 98 Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) do estado - inclusive Curitiba. A seqüência das cidades ainda não está definida. O prazo é necessário para o Detran instalar o sistema de informática que permitirá os registros do novo tipo de renovação de carteira.

Para os motoristas habilitados depois de 1998 - ano que começou a valer o Código Brasileiro de Trânsito - não muda nada. Desde então, eles passam obrigatoriamente por capacitação específica prevista no Código.

O Detran-PR faz, em média, 20 mil renovações de carteira por mês. Após o anúncio da medida, em dezembro do ano passado, houve corrida aos Detrans de todo o país - de gente interessada em renovar o documento sem precisar fazer o curso. O problema não deve se repetir, já que agora o motorista só pode renovar a carteira até um mês antes de terminar a validade do documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]