• Carregando...
Todas as equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam ontem na retirada de árvores, mas o trabalho só será concluído hoje. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Todas as equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam ontem na retirada de árvores, mas o trabalho só será concluído hoje.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O trabalho de retirada de árvores e reparo dos estragos provocados pela chuva em Curitiba e região metropolitana deve continuar durante todo o dia de hoje. As tempestades registradas na noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira, que apresentaram fortes ventos, raios e granizo, atingiram fortemente 31 bairros de Curitiba, especialmente nas regiões norte e leste, e os municípios de Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e Colombo, em que o bairro Guaraituba foi o mais afetado.

Aproximadamente 136 mil domicílios ficaram sem energia elétrica por causa da chuva, segundo a Copel. As quedas foram relacionadas a descargas elétricas em equipamentos e rupturas na fiação. A falta de energia começou por volta das 22h de quarta-feira e, às 17h de ontem, pelo menos 6 mil domicílios permaneciam sem eletricidade em Curitiba e região. Nessa área, foram registrados cerca de 500 raios apenas na madrugada de ontem, de acordo com o Simepar.

Na capital, o Bacacheri foi o bairro mais afetado, segundo a companhia, que confirmou que a maioria dos domicílios que ainda estavam sem luz na cidade às 17h30 pertencia à região. A previsão da Copel, que mobilizou mais de 350 pessoas nos reparos, era de encerrar os trabalhos na noite de ontem.

Diversos semáforos ficaram desligados em vários momentos desta quinta-feira. No início da noite, permaneciam desligados os sinaleiros em cruzamentos de grande movimento, como o da Rua Ubaldino do Amaral com a Avenida Senador Souza Naves, no bairro Alto da Rua XV, e o da Linha Verde com a Avenida Santa Bernadethe, na divisa entre os bairros Fanny e Lindóia. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) orientavam os motoristas nesses pontos.

Ventos

Segundo Marcelo Brauer, meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, o principal fator que contribuiu para os prejuízos foram as rajadas de vento que acompanharam a chuva, que chegaram a 50 km/h em algumas localidades, como o Bairro Alto. Em toda a madrugada, a quantidade de chuva que caiu sobre a cidade de Curitiba chegou a 20,4 mm. "A chuva ficou mais concentrada entre 5 e 6 horas, período em que choveu 10,4 mm." O índice acumulado desde o dia 1º chega a 120 mm. A média para o mês de janeiro é de 165 mm de chuva, segundo o meteorologista. Nas regiões mais a leste da cidade e em municípios como Pinhais, chegou a cair granizo.

Cerca de 20 quedas de árvores foram registradas, segundo dados do Corpo de Bombeiros, que teve de mobilizar todas as equipes para trabalhar na retirada. As árvores que estavam com menor risco de danos só deverão ser retiradas hoje. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, nas cidades do interior não foram relatados eventos que tenham causado prejuízos aos moradores por conta de chuvas.

Previsão do tempo

Segundo o meteorologista do Simepar Tarcízio Valentin da Costa, a previsão para hoje é de temperaturas altas, com possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde. O ciclone extratropical que causou alerta da Defesa Civil Nacional na terça-feira está perdendo força no litoral do Rio Grande do Sul e não deverá influenciar o clima no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]