Cento e cinquenta toneladas de peixes morreram após uma represa que dividia os municípios de Terra Rica e Paranavaí, no Noroeste do Paraná, transbordar e contaminar com lama o Rio Coroa do Frade, que também corta os municípios. Os danos ambientais foram causados pelas fortes chuvas que atingiram a região na semana passada. O incidente foi registrado no último sábado (28).

CARREGANDO :)

Animais silvestres, como pacas, também foram encontrados mortos. No local estavam instalados 245 tanques de tilápias. Segundo a Defesa Civil de Terra Rica, cerca de 90% desses peixes morreram, pois a sujeira ocasionou falta de oxigênio na água. Uma hidrelétrica que também funcionava no local ficou inundada.

A força da água arrancou e arrastou árvores, criou erosões e barrancos que mudaram o percurso do rio, em pelo menos 4 quilômetros, ainda conforme a Defesa Civil.

Publicidade

O prejuízo total é estimado em mais de R$ 3 milhões, de acordo com o prefeito de Terra Rica, Devalmir Molina. Ele diz que até a próxima sexta-feira (4) deve decretar estado de emergência no município.

“Evidentemente que o impacto financeiro para os criadores de peixe foi muito grande, afinal, essa era a fonte de renda de muitas famílias, mas o impacto ambiental foi devastador. Tanto aqui [Terra Rica], quanto em Paranavaí. Não há possibilidade de arcar com os prejuízos sozinhos”, pontua.

Segundo a prefeitura de Paranavaí, o executivo também estuda decretar estado de emergência para ter ajuda com os reparos.

Veja também
  • Prefeito de Mariana chega à COP21 em busca de investimentos
  • Samarco já havia registrado 3 vazamentos antes de tragédia
  • Auditoria alertou para problemas em barragem que se rompeu