O rompimento de uma represa em Matão (a 305 km de São Paulo) na manhã desta quinta-feira (14) gerou a emissão de um alerta do Corpo de Bombeiros para que moradores ribeirinhos deixem suas casas.

CARREGANDO :)

A represa do Horto, local turístico que tem 20 mil metros quadrados de lâmina de água, segundo os bombeiros, rompeu por volta das 11h, após dias intensos de chuva no município.

O buraco gerado em uma das “paredes” da represa tem 10 metros de comprimento. Nesta terça-feira (12), o prefeito Chico Dumont (PT) já havia decretado estado de alerta em Matão devido às fortes chuvas.

Publicidade

Ao menos dez famílias deixaram seus imóveis num assentamento que fica no caminho entre a represa e Motuca, cidade vizinha a Matão. A represa fica cerca de 15 quilômetros distante da área urbana, de acordo com a prefeitura. Segundo a Defesa Civil e os bombeiros, não há registro de feridos até o momento.

A água deve atingir dois riachos na região, até chegar ao rio Mogi-Guaçu. Ainda na tarde de hoje, o helicóptero da Polícia Militar deve sobrevoar o local para averiguar possíveis riscos.

“O nosso medo é o volume de água que vai chegar aqui. Já temos problemas em duas pontes, que estão ficando submersas por causa das chuvas, e não sabemos o quanto de água chegará”, disse Ana Mestre, secretária da Administração de Motuca.

A água está passando sobre as pontes que ligam Motuca a Araraquara e Rincão, devido ao volume de chuva dos últimos dois dias.

A prefeitura foi comunicada pela Defesa Civil às 10h53, por e-mail, do risco de rompimento da represa, segundo a secretária, o que se confirmou minutos depois.

Publicidade
Veja também
  • PF indicia Vale, Samarco e executivos por crimes ambientais em Mariana
  • Mariana muda destinação das doações a vítimas do rompimento de barragem