• Carregando...

O governador Roberto Requião foi impedido de votar na eleição da OAB-PR que acontece nesta quarta-feira, das 8h às 16h. A seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) escolherá os novos dirigentes para o triênio 2007 a 2009. A disputa tem três chapas e cerca de 27 mil eleitores.

A presença de Requião foi envolvida em polêmica. Ele recebeu a convocação para a votação normalmente, assim como todos os advogados registrados e que são obrigados a votar. No entanto, nesta terça-feira à noite, segundo informação da rádio Band News, o governador recebeu nova carta avisando que não deveria comparecer pois estaria licenciado para exercer o cargo de governador do estado. Requião que já havia declarado voto em chapa da oposição, respondeu a carta avisando que, como havia recolhido normalmente as anualidades da Ordem desde que tomou posse, em 2003, pede que elas sejam devolvidas e repassadas para a entidade assistencial Pequeno Cotolengo.

A eleição ocorre em Curitiba, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi, e em mais 47 cidades, cujos locais de votação podem ser conferidos no site www.oabpr.org.br. Das chapas XI de Agosto, OAB Democrática e OAB de Verdade serão escolhidos os representantes do Conselho Seccional, Diretoria, Conselheiros Federais, Diretorias das 47 Subseções e Caixa de Assistência dos Advogados. A previsão é de que o resultado seja conhecido ainda hoje à noite.

Na prática, cada advogado vai votar duas vezes onde tiver subseção, exceto em Curitiba, onde ela encerra as atividades no dia 31 de dezembro. Todos os cargos em jogo colocam 800 candidatos na eleição.

Como votar

Para votar é preciso estar em dia com a OAB e apresentar identificação. O pagamento das anuidades pode ser feito no Parque Barigüi, onde funcionarão os serviços de tesouraria, secretaria e cadastro, além de um posto do Banco do Brasil que vai receber os pagamentos. O prazo para justificar a ausência na eleição é de 60 dias. Caso contrário, a multa é de 20% do valor da unidade.

A eleição será eletrônica e vai usar urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba e nas subseções de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. Na capital, os advogados inscritos após o dia 31 de outubro vão votar com cédula de papel.

Para garantir a estrutura da votação em Curitiba, mais de 200 pessoas estarão trabalhando – advogados e funcionários da OAB convocados para atuar como mesários. Todos eles receberam treinamento no TRE.

A OAB vai colocar um ônibus especial para levar os eleitores ao Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi. Ele vai passar pela região central de Curitiba, em intervalos de 30 minutos, e levar os advogados até o local de votação.

Os pontos de parada do ônibus serão no Fórum da Justiça do Trabalho (Avenida Vicente Machado, n.° 400), na Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133), e na Casa do Advogado do Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, 304).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]