• Carregando...

O trabalho de buscas por Pablo Luiz do Rosário, de 29 anos, desaparecido desde a tarde de sábado (15) no mar de Matinhos, litoral do Paraná, é prejudicado na manhã desta terça-feira (18) por causa da ressaca do mar. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Jonas Emmanuel Benghi Pinto, como as ondas chegam a cerca de três metros de altura, as canoas de pescadores que auxiliavam nas buscas até a segunda-feira (17) não puderam entrar no mar nesta terça.

Rosário desapareceu por volta das 16 horas de sábado, após sair em uma canoa com o primo, Jefferson Luiz do Rosário. De acordo com familiares, enquanto o primo descansava na proa do barco, Rosário desapareceu. Na segunda-feira, o Corpo de Bombeiros usou três embarcações e contou com a ajuda de 10 canoas de pescadores. Um helicóptero chegou a ser disponibilizado pela Policia Rodoviária Federal (PRF), mas a aeronave não pôde descer até o litoral devido ao mau tempo na Serra do Mar.

Nesta terça-feira, o trabalho recomeçou às 7 horas e se concentra na região de Pontal do Paraná e da Ilha do Mel. "Acreditamos que, com a correnteza, o rapaz possa ter sido levado em direção ao litoral Norte", diz o capitão Pinto. Segundo ele, a Capitania dos Portos foi avisada para que todas as embarcações que cheguem à Paranaguá fiquem atentas para o caso de visualizarem o pescador. O capitão diz que não há horário para encerrar as atividades. "Trabalharemos até o final do dia".

Completadas 60 horas do desaparecimento do jovem, as chances de encontrar Rosário com vida são consideradas remotas pelos bombeiros. "Como ele estava sem colete, segundo disseram os familiares, a sobrevivência é ainda mais improvável", diz o capitão. Apesar disso, a possibilidade de encontrá-lo vivo ainda não está descartada, segundo Pinto.

Alerta

A Marinha expediu um alerta para todo o litoral paranaense para a possibilidade de mar agitado e risco de ressacas até a quarta-feira (19). A recomendação é que pescadores evitem sair para o mar aberto, pois há previsão de ventos fortes e ondas altas. "Não está chovendo, mas somente por volta das 10 horas é que começou a sair sol por aqui", diz o capitão.

Na segunda-feira, um pescador de 45 anos precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Pontal do Paraná, após a canoa em que estava com dois amigos ter virado próximo a Ilha de Currais. Gilmar Vieira Ramos estava com princípio de hipotermia quando foi resgatado, por volta das 19h, próximo ao canal de entrada de navios na baía de Paranaguá. A notícia de que um pescador havia sido resgatado causou confusão, e uma rádio local chegou a divulgar que Rosário havia sido encontrado.

Desaparecimento

Segundo familiares, Rosário saiu para o mar em uma canoa junto com um primo, Jefferson Luiz do Rosário. "Enquanto o primo descansava na proa do barco, o Pablo estava no leme, que fica na popa, na parte de trás", disse Altair do Rosário, tio do pescador. "Quando o Jefferson acordou, o leme havia se desprendido da canoa e Pablo havia sumido".

Apesar da falta do leme, que controla a direção da embarcação, Jefferson conseguiu retornar à praia e procurou o Corpo de Bombeiros, por volta das 17 horas. Segundo o capitão Pinto, imediatamente os bombeiros iniciaram as buscas, com um jet-sky e a ajuda de três pescadores, em canoas.

No domingo (16), às 7 horas, as atividades foram retomadas, com duas lanchas dos batalhões de Guaratuba e Paranaguá e uma moto aquática da equipe de Matinhos, além de dez barcos de pescadores. "As buscas ficaram concentradas em uma área entre as ilhas de Currais e Itacolumi, onde o pescador desapareceu, a cerca de 15 quilômetros da costa", explicou Pinto.

O trabalho durou até o meio-dia, quando começou a chover e o mar ficou agitado, segundo os bombeiros. Apesar disso, as equipes encontraram o leme da canoa, próximo ao local onde Rosário desapareceu. "Imaginávamos que o pescador estaria agarrado ou perto do leme, mas ele não foi visto nas proximidades".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]