• Carregando...

O pão gigante, produzido em Curitiba, com 538 metros de comprimento, equivalente a 33 mil pães franceses, pesando 1,6 mil quilos pode quebrar o recorde mundial e entrar para o Livro dos Recordes (Guinness Book) como o maior pão do mundo em peso. A equipe responsável pela fabricação do alimento acompanhou todo o processo que começou às 7 horas, desta quinta-feira (13). Os relatórios com pesos e medidas, fotos e filmagens serão encaminhos aos examinadores do Guinness. O resultado final sai em pouco mais de dois meses.

A representante do Guinness no Brasil, Diana Baptista, acompanhou todo o processo de produção com os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas. O presidente do Sindicato da Panificação do Paraná, Joaquim Cancela Gonçalves, responsável pelo evento, está confiante. "Vamos estabelecer um novo recorde com certeza", diz.

Quem estava no barracão da Cerâmica GAI, na Rua Delegado Bruno de Almeida, 5.640, local da fabricação, sentiu o calor dos fornos quando foram abertos. Às 16 horas, centenas de pessoas começaram a receber os primeiros pedaços do pão gigante, produzido e distribuído no bairro Campo do Santana, em Curitiba. Quem experimentou, aprovou o sabor do produto.

Para Gonçalves, o objetivo do evento é aumentar o consumo do pão no país, que segundo ele, ainda é muito baixo. "Uma produção desta magnitude pretende valorizar o trabalho de quem produz o pãozinho de cada dia. Queremos incentivar o consumo. Ninguém resiste ao cheirinho de pão feito na hora, fresquinho", diz.

Uma equipe de 30 pessoas participou da preparação do pão gigante. Para a massa foram utilizados mil quilos de farinha de trigo, 1.440 ovos, 40 quilos de fermento, 100 quilos de açúcar, 20 quilos de sal, 40 quilos de margarina, 40 quilos de leite em pó, dois quilos de lecitina de soja, dois quilos de extrato de malte, quatro litros de azeite de oliva e 320 litros de água. Apenas para untar a forma, foram 20 quilos de banha.

Segundo o Guinness, o atual recorde pertence a um grupo que produziu um pão de 1,1 tonelada, em 2001, na Polônia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]