• Carregando...

Outra alternativa de fugir do barulho do carnaval é participar de retiros espirituais. O objetivo é não só se afastar da rotina da data, como também promover o autoconhecimento. Há programações voltadas para discussão de temas espiritualistas a atividades de lazer.

O auxiliar administrativo Dicésar Enéas Stavitzki, 29 anos, participa dessa prática desde 2003. "Já havia participado de outros retiros da paróquia que freqüento. Há quatro anos, fujo do carnaval no Retiro do Mossunguê", conta. Sua função como dirigente do grupo é recepcionar os retirantes e ajudar no que for preciso para proporcionar quatro dias de bem-estar. "Tem crescido o número de jovens no retiro", informa. Ele lembra que muitas famílias participam das atividades – palestras, cantos, meditações e dinâmicas de grupo – , com o intuito de fugir da algazarra.

Isabel de Paula Souza, 74, dona de casa, também se surpreende com o número crescente de adolescentes. "É uma demonstração de que a fé está aumentando entre os jovens." Ela participa há nove anos do retiro das Irmãs Mensageiras do Amor Divino.

Para quem quer movimento, a Renovação Carismática Católica (RCC) promove o carnaval cristão Gabaon, entre os dias 18 e 20, no Marumby Expo Center. Os organizadores pretendem atrair cerca de 27 mil pessoas nos três dias com palestras, orações e baile de carnaval com músicas religiosas.

Pelo segundo ano consecutivo, igrejas evangélicas se reúnem para uma jornada contínua de 102 horas nos cinco dias de feriado. Grupos, coreógrafos e bandas de músicas gospel se revezarão sob o tema Adoração Continental.

Muitas brincadeiras e momentos de reflexão é o que promete o acampamento para adolescentes Retiro Feliz, em Quatro Barras. Vanderlei Augusto Gonzaga, 25 anos, é um dos voluntários. São 90 pessoas, de 14 a 30 anos, que se reúnem em uma chácara para se divertir e refletir. "Neste período tem mais violência do que o habitual. O retiro é uma opção sadia para quem quer fugir disso", afirma. Já ocorre há dez anos e 70% do público são de evangélicos.

Serviço: Informações sobre retiros no telefone (41) 2105-6343. Adoração Continental : (41) 3398.4052. Acampamento Retiro Feliz: (41) 3226-7594.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]