• Carregando...

O governador Beto Richa (PSDB) autorizou o repasse de R$ 549 mil para a expansão do sistema de monitoramento hidrometeorológico do litoral do Paraná. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (10) durante a abertura da Semana Nacional de Redução de Desastres, que ocorre no Paraná.

Os recursos serão destinados para a instalação de 15 estações pluviométricas, cinco estações hidrológicas e duas estações meteorológicas, em áreas consideradas de risco nos municípios do Litoral. O investimento será feito na ampliação da estrutura já existente do Sistema Metereológico do Paraná (Simepar).

O objetivo do monitoramento é que o sistema emita alertas e dispare alarmes quando houver necessidade de evacuação de áreas para proteger a população. O dinheiro investido é do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia, gerido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

De acordo com nota divulgada pela Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado, o governador disse que não vai medir esforços para prevenir desastres naturais e minimizar efeitos de eventuais ocorrências do gênero no Paraná.

Para o secretário nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, coronel Humberto Viana, o Paraná é referência no país na atuação em situações de risco. Viana lembrou as ocorrências registradas em março deste ano, quando o Litoral sofreu com enxurradas e deslizamentos de terra e a Defesa Civil do estado agiu prontamente.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns (PSDB), o chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Admir Moreira, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Hercules Donadello, o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Marcos Scheremeta, a deputada estadual Rose Litro (PSDB) e representantes das 15 coordenadorias regionais de Defesa Civil do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]