Embora as chuvas tenham dado trégua nesta quinta-feira (3), continua subindo o número de municípios em situação de emergência por causa dos efeitos do clima no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do Estado tinha 128 prefeituras nesta condição pela manhã e 134 ao final do dia. Nesta quarta (2) temporais com fortes ventos atingiram Caxias do Sul e cidades próximas, no nordeste do Estado, e Ijuí, no noroeste, além de outros municípios. Em Ijuí, 15 pessoas ficaram feridas em razão do temporal. A prefeitura de Caxias do Sul registrou cerca de 150 casas destelhadas e danos a sete escolas municipais.

CARREGANDO :)

Além das constantes chuvas em novembro, o Estado registrou maior frequência de tornados no segundo semestre do ano, conforme avaliação da Metsul Meteorologia. O levantamento do fenômeno é feito a partir da destruição que ele provoca, medindo a extensão dos danos e suas características. Desde agosto, o órgão calcula que ao menos dez tornados atingiram o Estado. Em Venâncio Aires, na região central, a Metsul considera provável que tenha havido tornado nesta quarta (2).

O Rio Grande do Sul está localizado em uma região propícia a tempestades severas, explica a Metsul, pois recebe ar quente e úmido da Amazônia e ar polar da Antártida. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, nesta sexta (4) o tempo deve ficar parcialmente nublado no Estado.

Publicidade
Veja também
  • Bombeiros confirmam duas mortes em deslizamento na Zona Sul de SP
  • Temporal alaga cruzamento das avenidas Rebouças e Brasil
  • Vendaval derruba seis árvores em Curitiba e região metropolitana