• Carregando...
Polícia faz operações em morros do Rio de Janeiro: estudante foi ferido à bala | Ricardo Moraes/Reuters
Polícia faz operações em morros do Rio de Janeiro: estudante foi ferido à bala| Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Rio de Janeiro - A assessoria da Polícia Militar in­­formou que quatro suspeitos morreram durante operações policiais em favelas do Rio de Janeiro ontem. Com isso, o número de pessoas mortas devido aos confrontos entre traficantes e a polícia chega a 33.

Entre os mortos está um ho­­mem apontando como chefe do tráfico de drogas do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no centro, conhecido como "Leozinho". Outros seis suspeitos foram presos.

De acordo com a PM, dois ho­­mens apontados como traficantes de drogas morreram na favela Santo Amaro, no Catete, zona sul do Rio; um outro suspeito morreu no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no centro; e mais um suposto criminoso morreu na favela Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Outras duas pessoas ficaram feridas, entre elas o estudante José Carlos Guimarães da Costa Junior, 18 anos, que foi baleado na favela Vila Cruzeiro, na Penha (zona norte). Eles foram encaminhados ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas ainda não há detalhes sobre o estado de saúde das vítimas.

Operações

Os confrontos na zona norte do Rio começaram na madrugada de sábado. Em disputa pelos pontos de venda de drogas, traficantes do Morro São João – controlado pelo Comando Vermelho – e aliados invadiram o Morro dos Macacos, controlado pelos Amigos dos Amigos (ADA).

Um dos principais procurados pela PM é o traficante Fabiano Atanásio da Silva, o FB, 33 anos, que atua no complexo de favelas do Ale­­mão (zona norte).

O Disque-Denúncia chegou a oferecer R$ 2 mil para quem desse informações sobre seu paradeiro. Segundo a PM, ele chefia o tráfico de drogas da favela Vila Cruzeiro (zona norte).

A polícia procura ainda Ale­xander Mendes da Silva, o Polegar, que pode estar envolvido com a invasão. Ele fugiu recentemente da prisão, ao conseguir a progressão do regime fechado para o aberto.

Orçamento

Questionado sobre a possibilidade de haver um aumento da verba destinada à segurança pública no Orçamento da União em 2010, para ajudar o Rio de Janeiro, o ministro do Pla­ne­jamento, Paulo Bernardo, disse que a verba para 2010 já é maior do que a fixada em 2009. Ele disse ainda que os parlamentares, se quiserem, poderão destinar parte de suas emendas ao Orçamento para a área de segurança pública.

"Já temos um valor maior de recursos para a segurança pública. Alem disso, estamos liberando recursos do Orçamento de 2009 para a Justiça. O ministro Tarso Genro (Justiça) me falou sobe um dos convênios que será feito com o Rio. A liberação de R$ 100 milhões é para este ano" disse Paulo Bernardo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]