Uma forte chuva no início da tarde deste domingo (24) atingiu comunidades ribeirinhas do município de São Miguel do Iguaçu, 45 km de Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná.

CARREGANDO :)

De acordo com os Bombeiros, a chuva foi intensa a partir das 11h30 da manhã e seguiu até às 13 horas, fazendo com que o volume dos rios Leão e Pinto, que cruzam a cidade, transbordassem invadindo 45 casas, onde residem cerca de 90 pessoas. "Estamos calculando que tenha chovido cerca de 120 milímetros nesse curto período, o que foi suficiente para alagar tudo", disse o bombeiro Adalberto Cozer.

A água dos rios, que passa pelos bairros Sagrado Coração, Jardim Social e Barro Branco teria subido cerca de 3 metros, inundado as casas e obrigando os moradores a saírem rapidamente. "Muita gente deixou tudo o que tinha para trás", informou.

Publicidade

Apesar da evasão desordenada e rápida, ninguém ficou ferido. No início da noite, com a baixa do nível dos rios, muitos já tentavam voltar às casas, aonde a água chegou a atingir um metro e meio de altura. "A maioria das pessoas não quis ser alocada em outros lugares, como em clubes e escolas, pois teme por assaltos. Então ficaram esperando a chuva passar para voltar e começar a fazer a limpeza das casas".

Boa parte das casas nessas regiões é construída muito próxima às margens dos rios, o que facilita os riscos de inundação. "Temos esses alagamentos sempre que chove muito em pouco tempo, como aconteceu em 2012, mas este ano é o primeiro registro".

O levantamento completo do incidente será divulgado nas próximas horas pela Defesa Civil do município.

Veja também
  • Chove forte e Rio permanece em estágio de atenção