• Carregando...
Jornalista e escritor, Roberto Muggiati assumiu a cadeira de número 33 da academia | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Jornalista e escritor, Roberto Muggiati assumiu a cadeira de número 33 da academia| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

O jornalista e escritor Roberto Muggiati assumiu ontem à noite a cadeira de número 33 na Academia Paranaense de Le­­tras (APL), em cerimônia no Pa­­ço da Liberdade – Sesc Paraná. O evento teve o formato de um sarau de jazz, com apresentações de Saul Trumpet (trompete) e Marília Giller (piano).

Curitibano radicado no Rio de Janeiro (RJ), Muggiati publicou vários livros sobre jazz, rock e blues, incluindo O Que É Jazz, parte da histórica coleção Primeiros Passos.

Autor do romance A Con­­torcionista Mongol (Re­­cord) e do livro Improvisando Solu­­ções (Best Seller), em que usa biografias célebres do jazz para falar sobre de que é feita a vida. "Um escritor jamais deve renegar as besteiras que escreve. Isso é, pelo menos, um ato de humildade", diz Muggiati. Como jornalista, trabalhou na BBC, em Londres, e na revista Manchete. E ainda foi um dos fundadores da revista Veja, em 1969. Atual­­mente, escreve para a Gazeta do Povo e O Estado de S.Paulo. Na literatura, é referência também co­­mo tradutor. É dele a versão em português de O Grande Gatsby, de F.Scott Fitzgerald.Ao entrar na APL, Muggiati passa a ser colega de outros intelectuais importantes do Paraná, entre eles, Laurentino Gomes (autor do best seller 1808) e Dante Mendonça (Botecário).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]