• Carregando...

A previsão da meteorologia se confirmou e a chuva que caiu em Curitiba do final da noite de sexta-feira até domingo interrompe o rodízio no abastecimento de água na cidade até amanhã. O benefício pode ser estendido em caso de mais chuvas.

De acordo com o sistema de medição da Sanepar instalado na Serra do Mar, a chuva que caiu na região dos mananciais foi de 81 milímetros. O Instituto Simepar está prevendo mais águas para quarta-feira. Se a previsão se confirmar, os técnicos da empresa estimam que o rodízio permanecerá suspenso.

A chuva dos últimos dias "foi muito significativa", explica Antônio Carlos Gerardi, gerente da Sanepar para Curitiba e região metropolitana. O volume disponível nas barragens voltou à marca de 25 dias atrás, ou seja, de 30,5%. Na última sexta-feira, antes da chuva, estava em 28%. O volume disponível é a soma da água armazenada nas duas barragens e que pode ser utilizado para o abastecimento público. Semana passada, a Gazeta do Povo registrou a situação dramática da Represa do Capivari, na BR 116. A alteração com as chuvas foi pequena.

Com a chuva, o aumento do volume da água represada na Barragem do Iraí foi de 32 centímetros e na Barragem do Piraquara de 25 centímetros. No entanto, Gerardi reitera que ainda não é o fim da crise no abastecimento. O Iraí continua abaixo de seu nível 3,93 metros e Piraquara 6,20 metros. "A população deve continuar economizando a água, pois ainda estamos longe de considerar a situação normalizada", alerta Gerardi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]