• Carregando...

A Sanepar avalia hoje se o volume de água da chuva que caiu em Curitiba e região entre quinta-feira e ontem será suficiente para que o rodízio no abastecimento seja suspenso momentaneamente. A previsão é de chuva para hoje também.

Há duas semanas, uma chuva em proporções adequadas permitiu que o racionamento não ocorresse por dois dias nas áreas abastecidas pelas barragens de Piraquara I e Iraí. Se o rodízio for realmente suspenso agora, moradores dos grupos 2 (hoje) e 3 (amanhã) podem passar o fim de semana sem se preocupar com a falta d’ água.

A chuva já permitiu que, nesses dois dias, a Sanepar poupasse a água das barragens de Piraquara I e Iraí e fizesse a captação direto da bacia incremental. Hoje, técnicos da companhia verificarão se o nível da comporta do canal extravasor da estação do Rio Iguaçu está positivo – ontem, estava 30 centímetros negativos. "Para fazer essa análise, é preciso o período mínimo de 24 horas para que toda a água da chuva que caiu ao longo da bacia chegue à estação", explica o gerente da Sanepar para Curitiba e região metropolitana, Antônio Carlos Gerardi.

Para armazenar mais litros de água, as barragens de Piraquara I e Iraí seguem fechadas desde quinta-feira. De acordo com o levantamento da Sanepar, de quinta para sexta-feira o nível dos dois reservatórios subiu. Piraquara I passou de 6,24 metros negativos para 6,20 metros negativos, enquanto Iraí saiu de 4,07 metros negativos para 4,04 metros negativos.

Os 26,9 milímetros de precipitação registrados ontem chegaram próximo do índice necessário para suspender o rodízio: 30 milímetros. Entretanto, há a necessidade de que essa quantidade de chuva caia por 12 horas durante 15 dias nas áreas próximas dos mananciais que abastecem as barragens, na Serra do Mar.

Granizo

Além de chuva, teve granizo ontem em Ponta Grossa. Por cinco minutos caíram pedras do tamanho de bolinhas de gude. A chuva forte causou alagamentos em creches e escolas. As aulas deveriam ser retomadas na segunda no Colégio Estadual Júlio Teodorico, que estava em reforma, mas a volta dos estudantes, que ocupam salas improvisadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, foi adiada, porque o telhado do prédio foi danificado pelo granizo.

Um temporal atingiu ontem à noite as cidades de Cascavel e Toledo, no Oeste do estado. Em Cascavel, metade da cidade ficou sem energia, e em Toledo cerca de 600 casas foram danificadas, segundo o Corpo de Bombeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]