Na lista das obras prometidas também estão a construção da Rodovia Mata Atlântica, que ligará a PR-407 à região de Ponta do Poço, em Pontal, e a melhoria do acesso a Paranaguá, pela BR-277. A primeira pretende redistribuir o trânsito que vem da rodovia federal. A segunda quer melhorar o fluxo de veículos em direção ao porto por vias principais e secundárias.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudsney Gimenes, afirma que a obra não sai em menos de dois anos, e deve custar em torno de R$ 50 milhões. Os recursos devem vir do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Gimenes, a rodovia será essencial para o escoamento do porto previsto para a região e evitaria a Operação Mão Única, que ocorre todo domingo durante a temporada, quando o tráfego na PR-407 só é liberado no sentido balneários/BR-277, para evitar congestionamentos e acidentes.
Em Paranaguá, a melhoria do acesso ao porto é esperada há muito tempo pela população, segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Yahia Hamud. O acesso à cidade portuária, que também tem grande potencial turístico, é considerado precário. "Não há divisão entre veículos de carga e de passeio e a entrada da cidade é feia, causa uma má impressão. É preciso ter mais atenção com esse ponto, mas eu não acredito que as obras comecem antes da temporada. Temos de ser realistas", opina Hamud.
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