• Carregando...

Orientação

É preciso ter no mínimo 16 anos para colaborar

Quem se interessar em participar dos "rolezinhos" solidários de doação de sangue deve comparecer aos locais de coleta com RG ou outro documento oficial com foto. A idade mínima para doar é 16 anos, desde que haja acompanhamento do responsável, e a máxima, 69 anos. Os doadores devem ter boas condições de saúde e peso mínimo de 50 kg. É importante ainda estar descansado e alimentado – evitando, entretanto, refeições pesadas nas três horas que antecederem a coleta e a ingestão de álcool no dia anterior. Todo o processo de doação, incluindo a triagem do doador, leva em torno de 40 minutos, segundo o Hemepar. São coletados 450 ml de sangue, quantidade que pode atender até quatro pessoas.

Participe

Locais

Hemepar de Curitiba. Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV. Telefone: (41) 3281-4000. Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Londrina. Rua Cláudio Donizete Cavalliere, 156 – Jardim Aruba. Telefone: (43) 3371-2218.

Duas mobilizações previstas para este sábado no Paraná prometem dar contornos solidários aos chamados "rolezinhos". Os eventos, marcados através das redes sociais, têm gerado polêmica quando estão ligados a visitas a shoppings. De carona nesta repercussão, internautas de Curitiba e Londrina, no Norte do estado, organizaram passagens por hemonúcleos. Eles buscam chamar atenção para a necessidade de ampliar os estoques disponíveis nestes bancos de sangue públicos.

Até o fim da tarde de ontem, o "Rolezinho no Hemepar" organizado na capital já reunia a confirmação de 2,4 mil usuários do Facebook. Em Londrina, evento semelhante, o "1.º Rolezinho para Doação de Sangue" tinha 2,6 mil presenças confirmadas. Em ambos os casos, a coleta de sangue dos doadores deve ocorrer ao longo do dia; das 8h às 17h30 no Hemocentro ligado ao Hospital Universitário de Londrina, e das 8h às 18 h no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Diante do número alto de possíveis doadores, a assistente social do Hemepar, Nely Coimbra Moura, assinala que, em Curitiba, as coletas podem ser feitas ainda em outros cinco bancos de sangue distribuídos pela capital. O ideal é que parte das doações seja estendida a outros dias, em função da capacidade limitada de atendimento da unidade – 250 pessoas – e do prazo de validade do material. Segundo a assistente, as hemácias duram de 35 a 42 dias, o plasma cerca de um ano e as plaquetas apenas cinco dias. "Se cada um doasse duas vezes no período de doze meses, teríamos o suficiente para atender sem emergências", reforça ela.

Estender o "rolezinho" para outros dias foi a alternativa encontrada pelo organizador do evento em Londrina para incentivar os adeptos a fazerem sua parte, conforme a estrutura local. As doações dentro do "rolê" serão feitas de 1.º de fevereiro a 31 de março. São esperados 80 doadores por dia. "Nosso objetivo é fazer com que ao menos 30% dos participantes se tornem doadores regulares", define o analista de sistemas Gleidison Sampaio, que criou a página do evento no Facebook e começou a convidar amigos para a ação. "Chamei 200 pessoas. Os amigos gostaram e foram convidando outros amigos. Ultrapassou o que esperávamos", afirma.

A assistente social do Hemocentro de Londrina, Eliana Aparecida Palu Rodrigues, pontua que é importante que haja equilíbrio entre as doações. Hoje, lembra ela, o hemocentro do município consegue atender a demanda por sangue com cerca de 50 doadores diários, mas há períodos em que é preciso convocar aqueles cadastrados. "Precisamos ter um bom aproveitamento destas coletas", define.

Uma reunião em frente ao Hemocentro do HU, por volta das 8 horas, neste sábado, deve simbolizar o "rolezinho" no banco de sangue.

Medula

Evento semelhante, o "Rolezinho da Medula e Doação de Sangue" está sendo programado para acontecer na Santa Casa de Curitiba no próximo dia 13. Até ontem, 90 pessoas já tinham confirmado presença na ação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]