• Carregando...

Os shopping centers do país estão se preparando para enfrentar uma onda de rolezinhos, encontro de jovens marcados nos centros por meio das redes sociais.

Antes restritos à periferia de São Paulo, os eventos ganharam apoio de movimentos sociais nos últimos dias.

A tentativa dos shoppings de proibir os rolezinhos no último fim de semana insuflou a organização de novos encontros, agora com o caráter de protesto.

Ao menos três shoppings de São Paulo conseguiram liminares que proibiam encontros no último sábado. Quem participasse, poderia ser multado em até R$ 10 mil.

A Abrasce (associação que reúne 264 shoppings no país) fará uma série de reuniões de emergência com representantes dos centros comerciais para tratar do assunto.

Os shoppings não descartam entrar novamente na Justiça para impedir novos rolezinhos e vão destacar mais seguranças nos próximos eventos, que vem sendo monitorados nas redes sociais.

As reuniões entre os representantes do setor acontecem hoje em São Paulo e quinta em Porto Alegre. No Rio, ainda não há data.

O fenômeno dos rolezinhos surgiu no ano passado como uma forma de jovens de periferia de buscar diversão nos centros de compras, em eventos marcados pelo Facebook. Alguns deles tiveram correria e furtos.

Os encontros viraram tema até de reunião no Planalto. A presidente Dilma Rousseff surpreendeu ontem sua equipe ao convocar uma reunião para tratar dos rolezinhos.

O governo está preocupado com o potencial do movimento de se multiplicar.

PM

O secretário estadual de Segurança do Rio, José Maria­no Beltrame, afirmou ontem que a Polícia Militar não vai atuar de forma preventiva nos rolezinhos organizados no Rio. As ocupações de shoppings convocadas por grupos de jovens pela internet começaram em São Paulo, onde, no último final de semana, houve confusão e PMs são acusados de agredir jovens na porta de um centro de compras da zona leste.

Em apoio às vítimas desse episódio, moradores do Rio estão convocando vários encontros. O primeiro foi lançado por uma comunidade chamada Porque Eu Quis e está previsto para o shopping Leblon, na zona sul, às 16h20 do próximo domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]