Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia do airbus

Romena coordenava convênio com UFPR

A professora romena Violeta Bajenaru Declerck, de 33 anos, estava entre os passageiros do voo 447. Ela vivia na França e havia se casado cinco dias antes de embarcar para o Rio, onde participou de um fórum de professores com participação de docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Violeta coordenava um projeto de cooperação entre Escola Superior da Madeira, de Nantes, França, e a UFPR, em vigor desde 2002. A professora Ghislaine Miranda Bonduelle, Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da Federal, é a coordenadora do lado brasileiro. Ela conhecia Violeta há cerca de três anos e elas se tornaram amigas há um ano e meio, quando a professora romena assumiu o cargo de assessora de Relações Internacionais da instituição francesa. Violeta também era professora de comércio internacional.

Esta era a segunda vez que Violeta esteve no Brasil. Em novembro do ano passado, a professora esteve em Curitiba para assinatura do acordo de duplo diploma na área de Engenharia Industrial Madeireira entre a instituição francesa e a UFPR. Pelo acordo, os estudantes selecionados, após três anos de curso na UFPR, poderão cursar dois anos e meio na França, e receber o diploma de ambas as instituições. O mesmo vale para os estudantes franceses.

Italiana

A consultora Claudia Degli Esposti, de 55 anos, da Ervet, uma agência de desenvolvimento da região da Emilia-Romagna, na Itália, estava no voo. Ela fazia parte de uma comitiva italiana que esteve no Paraná na semana passada a convite do Sebrae para conhecer projetos na área de vestuário em Curitiba, Imbituva e Maringá. O outro membro italiano da comitiva, Antonio Franceschini, executivo da confederação de empresas CNA – Federmoda, embarcou em outro voo.

Durante a visita, Claudia manifestou sua empolgação pela moda paranaense, que teria "um estilo vibrante, com energia e muito jovem", conforme comentou em entrevista à Agência Sebrae de Notícias. "É uma moda cheia de criatividade. Quando aliada à produção, tem tudo para dar certo", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.