• Carregando...

A escalada de roubos e furtos de carros e motocicletas em Foz do Iguaçu tem levado motoristas ao desespero e provocado diversas operações das forças policiais. Somente em janeiro desapareceram 101 veículos, sendo 48 motos e 43 automóveis. Do total, apenas 47 foram recuperados. De acordo com dados do setor de estatística da Polícia Civil, houve aumento de 35% nas ocorrências de roubos e furtos de motos e automóveis em relação ao mesmo período de 2005, quando foram registradas 74 ocorrências.

A situação mais preocupante é com relação às motocicletas, geralmente tomadas de assalto por indivíduos armados e violentos. Motoboys já tendem a recusar corridas a locais onde a incidência de crimes é maior, como bairros próximos da área rural ou com pouca densidade populacional.

"Em menos de 30 dias tive duas motos roubadas", conta o mecânico Everson Oliveira. Ambas foram tomadas em assalto por duplas armadas. Nenhuma foi recuperada. O primeiro assalto aconteceu em 12 de dezembro de 2005, na Avenida Costa e Silva, na entrada da cidade. "Meu irmão estava parado no semáforo quando dois rapazes armados chegaram e tomaram a moto e o capacete", relembra.

No dia 5 de janeiro, Oliveira foi rendido por dois homens armados próximo da BR-277, quando se dirigia ao trabalho. "Foi tudo muito rápido. Os dois pularam de trás do muro e tive que parar", recorda. Ele passou vários dias buscando as duas motos na região da Ponte da Amizade, caminho certo para a maioria dos veículos roubados ou furtados em Foz. "Fiquei dias rondando na ponte e nada", acrescenta.

Da primeira moto, uma Honda 125 cilindradas, ainda restam 18 prestações de R$ 132. Da segunda, uma Honda 125 Fan, faltam ser quitadas 35 prestações de R$ 232. "A sorte é que fiz seguro da última moto", afirma.

Segundo o delegado operacional Marco Antônio Góes Alves, todas as equipes da Polícia Civil estão empenhadas em reprimir os assaltos e furtos e baixar os índices na fronteira. "Semana passada prendemos uma quadrilha com mixas (chaves improvisadas usadas em furtos), mas como não foram pegos em flagrante, foram identificados e liberados", revela o delegado que também coordena a Operação Duas Rodas, lançada há 15 dias. "Na primeira semana os índices de roubo de motos baixaram, mas voltaram a crescer nos últimos dias."

O delegado observa que é atribuição da Polícia Federal fiscalizar a região da Ponte da Amizade, destino certo para a maioria dos veículos roubados no Brasil.

Carros oficiais

Nem a frota de repartições públicas está imune aos ataques dos marginais. Duas motos da Secretaria Municipal de Saúde que atendem o programa Farmácia Amiga foram roubadas no intervalo de dois meses. Ambas foram tomadas de assalto na região do Porto Meira, quando os motoboys da prefeitura faziam entrega domiciliar de remédios. As duas motos oficiais foram recuperadas horas depois. Uma com o estoque de remédios intocado.

Cinco motocicletas foram compradas no ano passado pela prefeitura para atender o programa. Por mês, o programa faz 1,5 mil entregas de medicamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]