• Carregando...

A tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, matou 231 pessoas e levantou uma série de dúvidas, que deverão ser respondidas após a investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O resultado dessa apuração apontará o passo a passo dos momentos de pavor dentro do estabelecimento e quem são os responsáveis pelas consequências do incêndio. O inquérito, a princípio, deverá ser concluído em 30 dias.

1 - A boate poderia funcionar com apenas um acesso?

A maioria dos corpos foi encontrada em frente à porta e junto aos banheiros, confundidos com saídas de emergência, de acordo com o relato de sobreviventes e de bombeiros. A boate Kiss tinha apenas uma entrada, que também era a única rota de saída. Mesmo assim, o estabelecimento recebeu autorização para funcionar. A investigação precisa identificar se o alvará poderia ser concedido em tais condições.

2 - Onde estão as imagens de vídeo?

Os investigadores procuram pelas imagens de vídeo da boate Kiss. Entretanto, as primeiras informações dão conta de que o sistema de câmeras não estaria funcionando há cerca de dois ou três meses. As imagens são consideradas pelos investigadores fundamentais para compreender os procedimentos adotados pelos seguranças.

3 - Os proprietários mandaram os seguranças fechar as saídas?

A saída de clientes da boate teria sido, inicialmente, bloqueada por seguranças. Os relatos de sobreviventes indicam que a barreira foi formada para que ninguém saísse sem pagar a conta. Alguns relatos indicam que os funcionários da boate acreditavam se tratar de uma briga generalizada e teriam demorado a perceber que se tratava de um incêndio.

4 - O teto da boate foi rebaixado?

A polícia precisa investigar se houve ou não rebaixamento do teto do palco da boate, após a concessão do primeiro alvará de funcionamento da boate Kiss. O teto seria muito baixo, o que contribuiu para que o incêndio começasse.

5 - Qual foi o material pirotécnico utilizado pelos músicos?

O fogo começou durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utiliza efeitos pirotécnicos durante suas apresentações. Três artefatos teriam sido utilizados na apresentação na madrugada de domingo. A investigação precisa esclarecer se o material usado poderia ser acionado em ambiente fechado. A Polícia Civil ainda apura se o revestimento acústico da boate utilizava materiais recomendados para este tipo de ambiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]