• Carregando...
Esteio é uma das cidades que foi afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. | Foto: Marcelo Rossi/ Prefeitura de Esteio/Divulgação
Esteio é uma das cidades que foi afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.| Foto: Foto: Marcelo Rossi/ Prefeitura de Esteio/Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), decretou situação de emergência coletiva abrangendo inicialmente as 26 cidades mais prejudicadas pelas fortes chuvas no Estado. Outros municípios podem ser incluídos na lista ao longo da semana.

De acordo com a Defesa Civil, até esta segunda-feira (20), 20, 47.271 pessoas foram afetadas pelos temporais no Rio Grande do Sul, das quais 2.713 estão em abrigos provisórios. O objetivo do decreto coletivo é acelerar a contabilização de prejuízos e a solicitação de ajuda federal às prefeituras. Também foi instituído um Gabinete de Emergência, liderado pelo vice-governador, José Paulo Cairoli (PSD), que será responsável por organizar uma força-tarefa para ajudar as famílias atingidas pelos alagamentos.

A previsão é de que as chuvas prossigam pelo menos até quarta-feira (22). As regiões mais alagadas convivem com a falta de luz em alguns pontos e a interdição de ruas e estradas. O governo estadual pediu ao Ministério da Integração Nacional para providenciar o envio de 1.763 kits de cesta básica, 1.733 kits de higiene pessoal, 1.583 kits de limpeza, 2.250 kits dormitórios e 2.259 colchões para as cidades afetadas. A expectativa é de que o material chegue até o fim desta semana.

As 26 cidades incluídas no decreto coletivo são: Alvorada, Bagé, Barra do Quaraí, Barra do Guarita, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Cerro Grande, Esteio, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Gravataí, Hulha Negra, Iraí, Itaqui, Rolante, São Borja, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, Montenegro, Parobé, Pinheirinho do Vale, Portão, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier e Uruguaiana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]