A estiagem já colocou 107 municípios gaúchos em situação de emergência, segundo boletim divulgado neste domingo pela Defesa Civil. O número de pessoas afetadas no estado chega a 460.714. Outras 35 cidades enviaram notificação preliminar de desastre (Nopred), informando sobre os problemas enfrentados pela falta de chuva, principalmente nas lavouras.

CARREGANDO :)

Entre os municípios abastecidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) sete estão em estado crítico, apesar de não estar interrompido o fornecimento de água para consumo humano.

A empresa informou que monitora permanentemente a situação dos municípios de Agudo, Vila Nova do Sul, Barra do Guarita, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Miraguaí e São Valentim.

Publicidade

A companhia garante que realiza melhorias operacionais para minimizar os efeitos da seca no fornecimento humano de água nas zonas urbanas. Em algumas localidades, o abastecimento está sendo complementado com caminhões pipas e equipes realizaram a perfuração de poços artesianos em algumas das cidades afetadas.

Veja também
  • Seca no Sul aumenta municípios em estado de emergência
  • Estiagem deixa nove cidades do Paraná em situação crítica
  • Seca no sul do país afeta mais de 650 mil pessoas
  • Municípios do RS e de SC declaram estado de emergência por falta de chuvas