• Carregando...

Prudentópolis – Para chegar à escola, os alunos da região de Esperança, em Prudentópolis, nos Campos Gerais, precisam mais do que o nome da localidade sugere. "Temos que nos apegar a Deus porque só ele para nos proteger", afirma o motorista Luiz Carlos dos Santos, sócio de uma frota de veículos, entre eles uma Rural, que presta serviços para o município. "Felizmente", segundo o prefeito Víson Santini, "nunca houve acidentes com os alunos".

A Rural vai onde o ônibus não consegue chegar. Diariamente, ela é ocupada por 16 alunos que se espremem nos bancos laterais do veículo, adaptado para aumentar a sua capacidade. Numa Rural cabem no máximo quatro crianças e o motorista. Pelo menos um deles tem de se sentar no botijão de gás de reserva porque não sobra outro lugar.

Já nos ônibus, as condições de conforto e segurança não são muito diferentes. Os veículos têm capacidade para 40 passageiros sentados e 52 em pé, mas transportam até 70 estudantes. As poltronas estão rasgadas e sem cinto de segurança. O prefeito Santini admite que o problema na locomoção de alunos é antigo. Ele acrescenta que no ano passado investiu 28,5% dos recursos do orçamento em educação, ou seja, um gasto superior aos 25% exigidos em lei.

Pitanga

Um ano após o flagrante do transporte irregular de alunos na localidade de Vila Nova, em Pitanga, no Centro-Oeste do estado, pouca coisa mudou. Alunos das escolas Estadual Aurélio Buarque de Iolanda e Municipal Ney Braga ainda são transportados no veículo Rural, ano 1963. O proprietário Naudir Disner, 35 anos, trocou o gás de cozinha pela gasolina. "Gastei R$ 800 para mudar, mas faltou dinheiro para outros reparos."

"Por causa do terreno acidentado, a Rural acaba sendo o veículo mais adequado para levar os alunos", conta a diretora da escola municipal Nei Braga, Benilda Loch Blau. O uso da Rural é autorizado a pedido dos pais dos alunos. "Se não é esse veículo, os alunos não vêm à escola por causa das condições precárias das estradas", lembra Benilda.

A responsável pelo Núcleo Estadual de Educação, Tânia Mara Costa, adiantou que o veículo é irregular e não pode fazer o transporte de alunos. "Não tinha conhecimento dessa situação. Vamos entrar em contato com a prefeitura para fazer a substituição", afirma. O prefeito de Pitanga, Alexandre Buchmann (PTB), diz que o transporte de alunos na Rural vai continuar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]