• Carregando...

Foz do Iguaçu – O próximo sábado, 26 de agosto, é dia de vacinação contra a paralisia infantil. Todas as crianças de zero a quatro anos devem tomar as gotinhas, para não correr o risco de contrair a doença.

No Paraná, a meta da 26.ª Campanha Nacional contra a Poliomielite é imunizar 100% das crianças, ou 911.607 meninos e meninas nessa faixa etária. Na primeira etapa da campanha, dia 10 de junho, mesmo com o prazo prorrogado em três dias, foram vacinadas no estado 845.963 crianças, ou 92,8% do total – número abaixo do esperado. A meta recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de pelo 95% de imunização.

A responsável pela Divisão de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Nilce Haida, diz que o estado não conseguiu explicar o insucesso. Segundo ela, a campanha, feita em parceria com os municípios, atinge a área urbana e rural, incluindo locais de difícil acesso.

A Sesa espera que a meta seja cumprida dessa vez, porque a divulgação começou a ser feita há três meses. De acordo com a secretaria, a campanha é realizada em duas etapas para que os três tipos do polivírus que compõem a vacina sejam implantados no organismo e produzam anticorpos, imunizando as crianças.

Nilce também alerta sobre a importância dos pais continuarem levando os filhos para vacinar, porque apesar de a doença já ter sido erradicada no Brasil, ainda há casos na África e na Ásia. Portanto, há risco de o vírus ser reintroduzido no Brasil. No Paraná, o último caso de poliomielite foi registrado em 1986. No Brasil, foi em 1989.

Em todo o estado, serão disponibilizadas 1,6 milhão de doses da vacina. Cerca de 5 mil postos de saúde e pelo menos 9 mil pessoas estarão envolvidas na campanha em todo estado, incluindo voluntários, escolas e creches.

Em Curitiba, a campanha será aberta pelo prefeito Beto Richa às 10 horas, no Mutirão da Cidadania. Em Foz do Iguaçu, os turistas também poderão levar os filhos para vacinar. A meta na cidade é vacinar 30.665 crianças. Os pais que quiserem se antecipar já podem levar os filhos aos postos de saúde de Foz.

A poliomielite é uma doença infecciosa que atinge o sistema nervoso central. Quem contrai a doença tem os membros inferiores paralisados e em alguns casos pode apresentar deformidades e chegar à morte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]