• Carregando...

Conteúdo 1 – O curso de primeiros-socorros vai ensinar aos condutores noções de como proceder em caso de acidentes. Por exemplo, o que fazer quando se deparar com um desastre em que veículo pegue fogo, num local perigoso (uma curva), com vítimas nas ferragens, tendo o veículo carga tóxica. Nesse caso, o motorista deve manter a calma, pedir socorro adequado, tentar controlar a situação e verificar o estado das vítimas.

Conteúdo 2 – Já o curso de direção defensiva ensina como o motorista deve proceder de forma a garantir a máxima segurança no trânsito – sua e dos demais motoristas e pedestres. No conceito do Detran-PR: "direção defensiva é o ato de conduzir de forma a evitar acidentes, apesar das ações erradas dos outros e das condições adversas que encontramos nas vias de trânsito".

Demora - Aprovada em dezembro de 2004, a Resolução 168 entraria em vigor em março deste ano. Segundo o Denatran, foram necessárias a adequação e a aprovação dos Detrans estaduais. O Distrito Federal foi o primeiro a implementá-la, em junho de 2005. Os mais recentes foram Amapá e São Paulo.

Democrática – Com a resolução, todo motorista vai ter de fazer a prova no prazo máximo de 5 anos. Aqueles que tiraram carteira depois de 1998 já passam pelo processo.

Serviço – Para renovar a carteira nacional de habilitação (CNH), o condutor deve comparecer até 30 dias antes do vencimento a um dos postos do Detran, no horário das 8 às 14 horas, com os seguintes documentos:carteira de identidade, CPF e CNH. Depois, recolher a taxa de R$ 47 e marcar o exame de vista. Em alguns postos, ele é feito no mesmo dia. Além disso, é preciso comprovar a freqüência nos cursos de primeiros-socorros e direção defensiva ou a aprovação no teste do Detran. Mais informações:www.pr.gov.br/detran.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]