• Carregando...
Atenção: Participantes não podem se esquecer de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Atenção: Participantes não podem se esquecer de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Falta menos de uma semana para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Marcado para 24 e 25 de outubro, o teste exige disposição dos candidatos: são 4h30 de exame no primeiro dia, quando serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e 5h30 no segundo, com as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias e Redação.

As questões de língua estrangeira também são respondidas no dia 25. Não é permitido trocar a opção escolhida no momento da inscrição (inglês ou espanhol). Em caso de dúvidas, o idioma escolhido consta no cartão de confirmação da inscrição. Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). O exame terá início às 13h30.

Confira o que deve e o que não pode ser levado para o Enem e vá preparado.

DOCUMENTOS LIBERADOS PARA LEVAR

São aceitos a carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitida após 27 de janeiro de 1997, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006, e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade.

LANCHE

Como as provas são longas, é recomendável levar lanche. Dê preferência a alimentos leves e práticos, que não façam lambança e tirem seu foco da prova. E não se esqueça de uma garrafa d’água.

CANETA

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

NÃO SÃO ACEITOS

Certidões de nascimento e casamento, título eleitoral, carteira nacional de habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, carteira de estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás funcionais de natureza privada, documentos danificados e cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo, apresente o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia do exame.

DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

O candidato não pode portar qualquer dispositivo eletrônico durante a prova, tais como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, tablets, iPods e demais aparelhos de som, pen-drives, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, gravadores ou câmeras. Caso o participante tenha levado um desses itens (normalmente o celular), ele deve colocá-lo, desligado, em uma embalagem porta-objetos que será entregue antes do início do exame. Ela deve ser lacrada, identificada e colocada embaixo da mesa.

ROUPAS

Não é permitido o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras, gorros ou similares.

MATERIAIS

Não são permitidos ápis, borracha, caneta de material não transparente, livros, manuais, folhas impressas em geral e anotações. Há espaço para rascunho nas provas e uma folha específica para isso no caso da redação.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Por mais que não seja obrigatório, é recomendável tê-lo em mãos para verificar informações sobre o local das provas. O cartão está disponível exclusivamente no site enem.inep.gov.br/ participante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]