Duas pessoas morreram no Noroeste do Paraná após se­­rem intoxicadas pela bactéria causadora do botulismo. Ou­­tras duas estão doentes e há mais dez com sintomas da doença. A suspeita é que elas tenham consumido salsichas infectadas com o Clostridium botulinum. A Secretaria de Es­­tado da Saúde (Sesa) interditou todos os lotes da fabricante das salsichas na cidade de Alto Piquiri.

CARREGANDO :)

Em um dos casos confirmados da doença, um homem ficou 20 dias no hospital, 19 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Outra vítima comeu a salsicha in natura e morreu, enquanto a esposa e o filho comeram a salsicha frita e não sofreram nada", contou o diretor da 12.ª Regional da Saúde, Arecídio Cassiano, reforçando a suspeita de que o alimento estava contaminado pela bactéria. "Muitas pessoas, sem saber, fritaram ou cozinharam a salsicha e podem ter matado a bactéria [antes da ingestão do alimento]."

O botulismo é causado pela ingestão de alimentos embutidos, enlatados e em conserva contaminados pela bactéria. Sem tratamento, 60% dos casos evoluem para a morte, que pode acontecer entre 12 horas e 10 dias após a ingestão do alimento contaminado.

Publicidade