• Carregando...
Ambulância do Serviço Móvel de Urgência: agilidade no atendimento de uma emergência é crucial para evitar sequelas e até mesmo a morte do paciente | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Ambulância do Serviço Móvel de Urgência: agilidade no atendimento de uma emergência é crucial para evitar sequelas e até mesmo a morte do paciente| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A população das cidades de Araucária, Contenda e Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, contam desde a quinta-feira (2) com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Serão utilizados dois veículos de suporte básico de vida e uma UTI móvel para o atendimento.

De acordo com o diretor da 2º regional da saúde da região metropolitana, José Carlos Abreu, os municípios da região sul de Curitiba possuem mais estrutura para receber a rede Samu Metropolitano. Com relação às cidades da região norte, a expectativa é estruturar melhor os municípios, de maneira que possam ter capacidade de atender o serviço de urgência, para então implantar a rede.

"A lógica é fazer uma descentralização do atendimento de emergência de Curitiba, para que a capital seja referência nos atendimentos de alta complexidade", informou Abreu. O diretor comentou que o governo pretende no mês de setembro reabrir a Santa Casa de Colombo, assim como a Santa Casa de Almirante Tamandaré.

Nesta sexta-feira (3), a Secretaria de Saúde do Estado relatou que vai possibilitar o atendimento mais rápido e qualificado das demandas de urgência e emergência. Além da ampliação do sistema, a Secretaria promete mais 84 leitos de UTI disponíveis para o SUS na região metropolitana até o fim deste ano.

No total, 14 das 29 cidades da RMC devem ser atendidas pelo Samu, de acordo com o governo do estado. O projeto era estudado desde 2011 e, a partir de agosto, o governo deve treinar profissionais para atender a demanda do serviço.

Além das três cidades anunciadas nesta sexta-feira (3), farão parte da rede do Samu Metropolitano São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Rio Negro, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Campo Largo, Campo Magro e Bocaiúva do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]