• Carregando...
 |
| Foto:

Outro lado

Em nota, a Sanepar diz que discorda dos parâmetros utilizados pelo Ibama para aplicar as multas. A empresa afirma que "tem protocolado as defesas administrativas correspondentes às autuações entregues conforme os prazos estabelecidos e aguarda a decisão administrativa do Ibama." O documento diz ainda que a Sanepar confia em seus próprios parâmetros e que se as defesas não forem acatadas pelo Ibama, vai recorrer à Justiça para "discutir a legalidades das multas e os prejuízos causados à imagem da empresa".

As regiões Norte e Noroeste do Paraná concentram quase 50% das estações de tratamento de esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), onde o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama) constatou irregularidades. Os problemas foram verificados no início do mês, durante a segunda etapa da Operação Água Grande, mas a lista completa dos 90 municípios com estações irregulares foi divulgada apenas nesta semana, a pedido da Gazeta do Povo.

INFOGRÁFICO: Veja onde ocorreram as irregularidades

Durante a inspeção nos 165 municípios paranaense que têm operação da Sanepar, o Ibama multou 32 estações localizadas na Região Norte e 11 estações no Noroeste do estado. A Região Oeste aparece em terceiro lugar, com 12 notificações de irregularidades. Segundo a assessoria de imprensa do Ibama Paraná, no total, foram aplicados 219 autos de infração, em um total de R$ 49 milhões em multas. Somente na Região Noroeste, a com o maior número de irregularidades, as multas somam cerca de R$ 10 milhões.

O Ibama explica que as motivações das penalidades são principalmente operação sem licença adequada e lançamento de resíduos em local impróprio, que o Ibama classifica como "ilícitos ambientais". O superintendente do Ibama Paraná, Jorge Callado Afonso, explicou que apesar da diferença de valores das multas aplicadas às estações, os autos de infração são tratados de forma equivalente para os diversos casos. "Não seria cabível estabelecermos qual seria o local onde constatamos a situação de maior gravidade. O que podemos dizer é que todas as situações encontradas são preocupantes."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]