• Carregando...

Atualizado em 2/9/2006 às 11h40

A Sanepar decidiu neste sábado (2) suspender temporariamente o racionamento de água durante este fim de semana em Curitiba e região. A Sanepar não deixa claro se durante a semana a suspensão continua. Em nota divulgada na manhã de hoje, o gerente para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, informa que a suspensão do rodí­zio é temporária. "Voltaremos ao esquema anterior assim que a água que está passando pelo canal extravasor acabar. Por ora, não é impossível prever por quantos dias esta situação vai durar."

O rodízio foi interrompido durante a madrugada. De acordo com a Sanepar os reservatórios de água tratada estavam cheios. Um vazamento de água na comporta do canal extravasor serve de referência para a empresa.

Esta é a segunda vez que a companhia suspende o racionamento desde a implementação no dia 4 de agosto.

De acordo com Antonio Carlos Gerardi, é preciso esperar a frente fria passar por completo sobre o estado. "É preciso que se tenha um volume de água suficiente no canal e nas bacias incrementais. Temos que esperar que toda a água que já caiu chegue até estas bacias para termos uma idéia final sobre a situação real".

Atualmente a Sanepar afirma que já chegaram às represas 28mm de água. Para pensar em uma alteração no sistema do rodízio é preciso que chegue um pouco mais de água nas bacias. "A referência para suspender temporariamente o rodízio é o nível da comporta. Atualmente tenho 30% do nível abaixo do normal e preciso que ele se torne positivo ou ao menos atinja o "zero" nesta escala. O ideal seria que a água começasse a passar por cima da comporta, assim poderíamos voltar a abastecer todas as cidades da região metropolitana ao mesmo tempo", explica Gerardi.

A suspensão temporária do racionamento foi possível graças a chuva que cai desde a quinta-feira e permite acúmulo de água na bacia incremental e nas barragens Piraquara I e Iraí, que abastecem Curitiba e região metropolitana.

De acordo com os dados atualizados do Simepar, nos últimos dois dias choveu entre 20mm e 30mm, variando muito de uma área para a outra. Com o avanço da frente fria, a previsão de chuvas se estendeu até a manhã deste sábado. "A frente está se deslocando e se considerarmos o volume de chuvas de Ponta Grossa e região neste momento, podemos esperar que ainda chova, em média, mais 10mm", afirma o meteorologista Samuel Braun.

Desde quinta-feira até a noite de sexta-feira, o nível da barragem de Piraquara subiu 21 cm, estando 6,15 m abaixo do nível ideal. A barragem do Iraí­ recuperou 8 cm e o ní­vel está 4,03 m abaixo do normal. Desde a última quinta-feira, a medição realizada pela Sanepar indica que a chuva na região dos mananciais foi de 41 mm.

De 20 a 30mm de chuva em Curitiba

O Instituto Simepar registrou desde as 0h desta quinta-feira até as 17h desta sexta-feira em média 25mm de chuva em Curitiba e 16,2mm em Pinhais, na região metropolitana. Os índices são diferentes dos divulgados pela Sanepar, pois os pontos de medição são em locais distintos.

Apesar dos índices ainda insuficientes, o meteorologista Marco Antônio Rodrigues Jusevicius, do Simepar, informa que a previsão é de mais chuva até sábado. "A frente fria que provocou a chuva dos últimos dias ainda está sobre o Paraná e deve se afastar só no domingo, quando uma massa de ar polar deve ingressar no estado", explicou. "As temperaturas devem cair bastante já no domingo, mas principalmente na segunda-feira".

Chuva adia obra da Sanepar

Além de aumentar os níveis nas duas barragens que abastecem Curitiba e região, a chuva suspendeu uma obra - uma interligação de redes no sistema Passaúna - que a Sanepar faria nesta sexta-feira.

Segundo a assessoria da companhia, a obra foi transferida para o dia 5 de setembro (terça-feira) e vai deixar 20 mil pessoas sem água em Curitiba. O corte no abastecimento vai atingir os moradores da CIC, Caiuá, Diadema, Moradias Sabará, Morro do Juramento e Vila Conquista.

Sanepar suspendeu rodízio pela primeira vez no dia 19 de agosto

No dia 19 de agosto (sábado) a Sanepar anunciou que iria suspender o racionamento durante todo o fim de semana - sendo retomado na segunda-feira (21). Naquela oportunidade a companhia registrou 28mm de chuva - índice suficiente para os técnicos anunciarem a suspensão.

A Sanepar alerta porém, que este índice (28mm) não serve de referência para uma possível nova suspensão, já que as condições do solo eram diferentes as apresentadas nesta sexta-feira.

Em diversas cidades do Paraná a manhã foi de chuva. Nas barragens os níveis aumentaram. Veja em vídeo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]