• Carregando...

Foz do Iguaçu – Funcionários da Santa Casa de Foz do Iguaçu, que está fechada temporariamente, ocuparam o prédio do hospital, por volta das 18h30 de ontem, para reivindicar o pagamento de salários atrasados há três meses. Eles também exigem uma solução definitiva para a entidade que deixou de prestar atendimento à população em 30 de janeiro, em razão de uma crise financeira.

O prédio da Santa Casa, abandonado e sem móveis e aparelhos, foi ocupado por cerca de 80 pessoas. São enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cozinheiras e faxineiras que integram um contingente de 140 trabalhadores em greve desde o dia 16 de dezembro. No total , o hospital tem cerca de 360 funcionários.

Os manifestantes prometem permanecer dentro da sede do hospital por tempo indeterminado. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde, Antônio Marcos Gomes de Oliveira, nos últimos oito anos, o hospital recebeu cerca de R$ 40 milhões da prefeitura. No entanto, vive uma crise financeira sem precedentes e acumula dívida estimada entre R$ 15 e 18 milhões.

Desde o fim de janeiro, a Santa Casa está sendo gerenciada por um comitê gestor. O porta-voz do comitê, Allan Weston, disse que desde ontem a responsabilidade por danos ao patrimônio do hospital passou a ser dos manifestantes. Segundoe ele, no fim da tarde de hoje, será realizada uma assembléia com participação dos 53 membros ativos da Irmandade Monsenhor Guilherme – responsável pelo hospital – para definir a situação do hospital. "Provavelmente será definido o fechamento definitivo", diz.

Primeiro hospital filantrópico de Foz do Iguaçu, a Santa Casa foi fundada há 67 anos e no ano passado chegou a disponibilizar 140 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a suspensão definitiva do atendimento, a demanda dos serviços de saúde passou a ser absorvida pelos hospitais Costa Cavalcanti, Cataratas e por postos de saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]