• Carregando...

A história do antigo asilo São Vicente de Paulo, hoje conhecido como "Centro de Integração do Idoso", confunde-se com as vidas de Maria Antônia dos Santos, 66 anos, e Roga Lopes, 62 anos. Elas se conhecem desde a mocidade, quando chegaram à instituição, com apenas 12 e 15 anos respectivamente, em meados do século passado – época em que a entidade não abrigava exclusivamente idosos.

Com o passar do tempo, elas se tornaram "primas" adotivas. Assim como outras 160 senhoras que moram no local, elas aprenderam que família, às vezes, não se restringe ao parentesco sangüíneo. Foi junto dessa "família" que elas comemoram ontem o aniversário de 80 anos do lugar que para elas se tornou um lar confortável e aconchegante.

Na instituição, cerca de 85% das moradoras são portadoras de algum tipo de deficiência física ou mental. Em comum, todas têm nas histórias de suas vidas as cicatrizes do abandono e da exclusão da sociedade.

Para combater a solidão elas se juntam e se ajudam. Rosa Maria Goés, 60 anos, é um exemplo. Passou a morar no asilo quando tinha 34 anos porque era alcoólatra. Desde então, perdeu o vínculo com a família, mas não o sonho de reencontrá-la. Hoje, passa o tempo ajudando a cuidar das colegas de lar e não pensa em sair. "Tem muito preconceito lá fora, tem gente que acha que não somos gente", desabafa.

Fundada em 30 de outubro de 1926, sob a direção das Irmãs Passionistas, a instituição abrigou diversos grupos em sistema asilar: crianças, mendigos, homens e mulheres. Passou a atender apenas idosas na década de 80. Em 2004, a administração passou para Fundação Educacional Itaqui.

O São Vicente de Paulo é mantido com doações da sociedade civil e com recursos repassados pelo governo municipal, estadual e federal. Além disso, conta com a contribuição de empresas solidárias, entre elas a Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

Serviço: Contribuições podem ser feitas por meio da conta corrente número 11630-0, na agência 2394-9 do Banco Bradesco. Informações: (41) 3252-4862.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]