• Carregando...

A vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira (16) no Paraná. As crianças entre 1 e 7 anos devem ser imunizadas. A dose está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, essa campanha nacional de imunização foi feita porque casos da doença foram registrados na Europa e no Brasil (casos importados - pessoas que contraíram a doença fora do país) e por isso as crianças devem receber o reforço.

A dose contra o sarampo faz parte do calendário de vacinação de rotina. A criança recebe a primeira dose quando completa 1 ano e reforços entre 4 e 6 anos. A vacina é tríplice viral e protege contra a rubéola e a caxumba, além do sarampo.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a aplicação da tríplice viral é contraindicada somente nos casos das crianças que tiveram reações anafiláticas ao receberem doses anteriores, com imunodeficiências congênitas ou adquiridas conhecidas (tumores sólidos ou hematológicos), além daquelas que estejam em tratamento com imunossupressores por tempo prolongado ou possuam infecções sintomática pelo HIV.

Números da vacinação

O Paraná imunizou 92,87% dos pequenos que fazem parte do público alvo da campanha até as 11 horas desta sexta-feira, o que corresponde a 817.048 crianças, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A meta determinada pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças.

Caso a meta não seja alcançada no estado, o órgão irá decidir na segunda-feira (19) se haverá prorrogação da campanha ou não. Até o momento, a informação oficial é de que a vacinação termina nesta sexta-feira.

Curitiba já superou a meta de imunização contra o sarampo. O índice era de 98,41% até as 11 horas desta sexta-feira, o que corresponde a 130.679 crianças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]