• Carregando...
 |
| Foto:

Pular sete ondas, comer uvas, não deixar faltar lentilha na mesa de reveillon... Seja qual for o seu ritual para um próspero 2011, certamente, um dos pedidos é sempre a saúde. Para que seja "pra dar e vender" tanto no ano que chega como nos próximos, a Gazeta do Povo conversou com médicos que elencaram algumas regras básicas para ser mais saudável e, finalmente, cumprir velhas promessas. Confira as principais:

Faça do exercício um hábito

Para dar certo, não tem jeito: a atividade física deve ser incorporada no dia a dia como um hábito de higiene. "O exercício é fundamental para a saúde. É algo inerente ao ser-humano desde o início, e o nosso organismo se desenvolveu contando com ele. Retirá-lo é como excluir o ciclo dia e noite ou as estações do ano", diz o médico especialista em medicina esportiva, Marcelo Leitão. A frequência, segundo Leitão, deve ser de cinco vezes por semana para exercícios leves (como caminhadas) e três a quatro vezes para mais intensos. Os benefícios são controle do peso, de doenças do coração e do colesterol, além de dar mais disposição. O cardiologista do Hospital Vita Curitiba Walmor Lemke dá um aviso aos apressados que querem recuperar o tempo perdido no primeiro mês de férias. "Podem ocorrer lesões musculares e até a precipitação de uma doença do coração que estava quieta. Consulte o cardiologista e faça um teste de esforço antes de iniciar a atividade. Comece com algo leve e evite esportes competitivos."

Prefira alface ao salgadinho

Dieta saudável não significa restrição total, mas sim cautela para consumo de determinados alimentos, diz o médico especialista em clínica médica e homeopatia da Paraná Clínicas, Clóvis Wilson Melo. Diminua o consumo de carne vermelha, embutidos, alimentos gordurosos e industrializados. O médico sugere também trocar a farinha branca pela integral e ter sempre muitas verduras, frutas e legumes no prato. "Os carboidratos simples elevam o índice de glicemia no sangue e são rapidamente absorvidos, o que ocasiona fome mais cedo. Além disso, o consumo em excesso desses alimentos pode levar à diabetes." Outro "vilão" de uma boa dieta é o refrigerante, mesmo nas versões light ou diet. "Ele tem ação no aparelho digestivo como formação de gases, constipação e ação prejudicial sobre a mucosa do estômago, ocasionando gastrite", explica Clóvis Melo. Evitar substâncias tóxicas como cigarro, drogas e bebidas alcoólicas também é indicado. "Não há problema em tomar um cálice de vinho por dia. Há estudos que comprovam os benefícios, mas não pode passar disso. Hoje, os jovens estão consumindo muita cerveja, o que contribui para formação de alcoolistas crônicos", diz. O médico lembra que a popular "barriguinha cerveja" é verdadeira. "A bebida é uma das fontes de triglicerídios, que gera gordura abdominal."

Não tenha medo do dentista

Manter uma boa saúde bucal requer não só higienização correta, com boa escovação, uso de fio-dental e limpeza da língua. Mas também uma visita regular ao dentista a cada seis meses. Pacientes com doença periodontal (que acomete os tecidos adjacentes dos dentes), ou com alto risco de desenvolver cárie, devem ser acompanhados de dois em dois meses, segundo o coordenador do pronto-atendimento odontológico do Hospital Vitória, Evandro Cuenca. A cárie é a doença de boca mais comum, que se dá pela produção de ácidos por bactérias que se acumulam na placa dentária. "Esses ácidos provocam desmineralização e desnutrição dos tecidos dentários", explica Cuenca. Tanto a cárie como a doença periodontal podem ser prevenidas e tratadas com facilidade se existir a visita regular ao dentista.

Fuja do sol

A exposição solar deve ser feita apenas com proteção, não só na praia, mas também no dia a dia. Quer um bom motivo? O sol envelhece, além de ser causador de manchas e câncer de pele. "O sol, junto com a poluição, é o grande vilão do envelhecimento precoce", frisa o chefe do serviço de dermatologia do Hospital Evangélico, Lincoln Fabrício. O fator de proteção indicado pela academia americana de dermatologia é o 30, porém, o dermatologista lembra que as proteções físicas, como o chapéu e até uma sombrinha, potencializam a prevenção. "O problema do fator de proteção é que, para os testes, são colocadas grandes quantidades, que dificilmente utilizamos na pele. Por isso, outras formas de barreira são interessantes." Lembre-se de comprar um produto que tenha proteção contra os raios ultravioleta A e B, e aplique 20 minutos antes de se expor. "Alguns produtos têm uma tecnologia que protege na hora, mas o ideal é aplicar com antecedência." A maquiagem pode ser usada em cima do protetor, sem prejuízos. "Produtos com proteção solar ajudam a bloquear raios solares", afirma Lincoln Fabrício.

Não adie a visita ao médico

Tomar remédio por conta própria ou ignorar sintomas de possíveis doenças é um risco para a saúde. "Às vezes, as pessoas não se sentem bem e demoram meses para procurar tratamento. É o tempo para uma doença evoluir e provocar complicações", diz Clóvis Wilson Melo. Os exames preventivos devem ser feitos de acordo com o sexo e a faixa etária (as mulheres, por exemplo, devem ir ao ginecologista anualmente). Um exame de sangue para verificar colesterol e glicemia é fundamental a partir dos 35 anos, segundo Melo, assim como a verificação da pressão arterial. "Se há casos na família de diabetes, hipertensão ou alterações de colesterol, há necessidade de uma avaliação periódica e exames específicos."

Atenção às DST's

Pense no uso da camisinha não apenas relacionado ao HIV, mas também em doenças como sífilis, hepatites B e C e o HPV, problemas diretamente relacionados com outras patologias. O HPV, por exemplo, pode levar ao câncer de cólon de útero. "A sífilis pode comprometer o sistema nervoso central, com lesões no aparelho cardiocirculatório, pele, entre outras", explica o médico Clóvis Wilson Melo. Ele destaca que a prática sexual também é importante para manter o organismo saudável, porém deve ser feita sempre com proteção. "É uma das funções fisiológicas e emocionais do ser humano, mas a prevenção não deve ser esquecida."

Por fim, sorria!

O lado emocional é o fator mais importante para manter a saúde em dia, diz o clínico-geral do Hospital de Clínicas da UFPR Niazy Ramos Filho. "Faça o que você gosta. Isso é extremamente importante, do ponto de vista psicológico." O médico lembra que as pessoas não devem levar uma vida sozinhas, mas sim, compartilhar bons e maus momentos com um companheiro/a, família e amigos. "Precisamos que alguém coloque a mão no nosso ombro, que nos apoie. As pessoas estão cada vez mais sozinhas e individualistas, e isso faz com que elas busquem artifícios de fuga, como o álcool e as drogas." Não ficar tão ansioso é outra meta que deve ser buscada já que, explica Niazy Filho, os leucócitos, que são nossas células de defesa, diminuem quando estamos muito estressados. Por fim, o médico recomenda algo simples: sorria. "Trabalhe como se fosse viver eternamente e viva como se fosse morrer amanhã. Sem dúvida, esse pensamento nos traz motivação e cria em nós a capacidade de amar o próximo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]