• Carregando...

O prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva (PP), afastou a secretária de Saúde, Terezinha Madalena Bottega, e mandou instaurar uma Sindicância Especial para apurar denúncias de prática de racismo contra uma médica.

A clínica-geral Thatiane Santos da Silva, de 30 anos, chegou à cidade em 6 de março para se integrar a outros oito profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal.

Segundo a médica gaúcha, na semana passada ela foi chamada a uma reunião por Terezinha, que reclamou do seu cabelo com “dreadlocks”. A secretária e uma assessora teriam dito que o cabelo de Thatiane exalava um cheiro forte e que ela poderia ter problemas com os pacientes por causa do visual. 

À médica, Therezinha teria dito que os pacientes estão acostumados com “outro padrão de médico”. A denúncia chegou ao Ministério da Saúde, que notificou o município para que esclareça a situação.

Segundo portaria publicada no Diário Oficial do Município, a sindicância vai apurar o caso para saber se houve de fato discriminação. Três servidores foram nomeados para compor a Comissão Especial.

Essa comissão terá prazo de 15 dias úteis para a conclusão dos trabalhos. Enquanto a titular da pasta está afastada, a servidora Cleusinei Santos da Luz responderá interinamente pela Secretaria da Saúde de Santa Helena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]