A Secretaria da Segurança Pública do Rio anunciou nesta terça-feira (6) o nome do novo comandante da Polícia Militar do Estado. O escolhido, coronel José Luís Castro Menezes, dirigia atualmente o 1º Comando de Policiamento de Área (1º CPA), responsável pelos batalhões das zonas sul, norte e pela região do centro do Rio.

CARREGANDO :)

Menezes substituirá o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, exonerado ontem depois de divergências com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

A saída de Erir Filho ocorreu após ele e Beltrame divergirem sobre a decisão do coronel de anistiar policiais que foram punidos com prisão administrativa, em quartéis, entre 4 de outubro de 2011 e sexta-feira passada.

Publicidade

Para justificar a anistia, Costa Filho citava "o alto grau de profissionalismo" em eventos como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, e "nas manifestações populares".

A atuação das polícias Civil e Militar nos protestos no Rio foi criticada por grupos de direitos humanos e está sendo investigada.

Beltrame discordou da anistia, mas o coronel se recusou a revogá-la. O afastamento foi anunciado após reunião entre o coronel e o secretário ontem. Nenhum dos dois falou ao fim do encontro.

Veja também
  • Comandante da PM do Rio é exonerado
  • Beltrame quer explicações de comandante da PM sobre anistia
  • Beltrame quer que comandante da PM explique anistia a policiais
  • Delegado intima PM para checar ação do tráfico no sumiço de Amarildo
  • Beltrame diz que expulsará policiais, se houver envolvimento deles no caso Amarildo