• Carregando...

Das 6 mortes, 5 ocorreram na região de Maringá

Das seis mortes por dengue confirmadas no Paraná este ano, cinco têm origem na região de Maringá. A pecuarista Maria Izabel Gil dos Reis, 58 anos, morreu em Londrina, em março, após pegar a doença em Maringá.

O aposentado Elios Fusco, 66 anos, faleceu no mês seguinte, em Maringá, mas residia em Doutor Camargo. A estudante Mirileine Martiminiano da Silva, 15 anos, também morreu em abril, no Hospital Municipal de Maringá.

No mesmo mês, o ex-funcionário da empresa de transporte coletivo, Ivo Silveira Camargo, 63 anos, faleceu em Maringá. Victor Tralli Luciano da Silva, 13 anos, morreu em Cianorte no começo deste mês.

Apenas a morte de Roseli Giovanelli, 26 anos, não ocorreu nessaa região: ela faleceu em Foz do Iguaçu.O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, deve receber hoje dados atualizados do mapeamento na cidade.

Ele aposta que o fluxo de notificações (casos suspeitos, ainda não confirmados) tenha diminuído devido à queda da temperatura e os mutirões de limpeza feitos nos dois últimos meses.

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) aguarda o resultado de exames para confirmar se a dona de casa Maria Aparecida dos Santos Pedroso, 50 anos, moradora de São Carlos do Ivaí, Noroeste do estado, morreu de dengue na terça-feira (22). Se confirmada a suspeita, será a sétima morte pela doença no Paraná desde o início do ano.

De acordo com as primeiras informações da médica que atendeu a paciente no Hospital Universitário de Maringá, conforme a assessoria de imprensa do HU, a morte teria sido em decorrência de complicações causadas pela dengue clássica (mais branda do que a hemorrágica). Antes de dar entrada no HU, a mulher teria passado por dois hospitais da cidade.

Maria chegou a Maringá no dia 10 e foi internada no Hospital Municipal (HM). No mesmo dia ela foi transferida para o Hospital Santa Lúcia e, no dia seguinte, foi internada no Hospital Universitário, onde faleceu às 12h45 da última terça-feira.

O atestado de óbito aponta morte por septicemia – infecção generalizada – com falência múltipla de órgãos. O corpo, segundo informações do ParanáTV, foi enterrado na quarta-feira (23) em São Carlos do Ivaí.

Casos no Paraná

De acordo com o balanço apresentado nesta quinta-feira (24) pela Sesa, houve redução de 83,63% nos casos de dengue nos últimos dois meses. Do dia 25 de março a 21 de abril foram 5.004 casos confirmados, enquanto que de 22 de abril a 19 de maio foram 819. A tendência natural era de redução, já que o tempo esfriou, dificultando assim a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Desde o começo do ano, foram 13.640 casos confirmados – 20% a mais do que todo o ano de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]