• Carregando...

A dengue já chegou ao Paraná. A Secretaria de Saúde confirmou os dois primeiros casos de dengue deste ano em Londrina nesta quinta-feira (25). Apesar dos dois pacientes terem adquirido a doença em outras cidades, as confirmações servem para reforçar o alerta sobre a necessidade de redução dos índices de infestação do mosquito e maior prevenção.

A preocupação aumenta a partir do fato que apesar de quase não haver circulação viral da dengue na cidade, as pessoas que viajam principalmente neste período de férias podem trazer o vírus para cá. Como o número de mosquitos transmissor da doença é alto na cidade, há risco de surtos.

A confirmação dos casos foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Silvio Fernandes. Ele deve falar mais detalhadamente sobre o assunto hoje, durante entrevista coletiva, juntamente com os secretários de saúde de Cambé, Rolândia e Ibiporã. Os secretários vão falar das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em conjunto entre as cidades.

Infestação

Levantamento feito no primeiro trimestre deste ano pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que em Londrina o índice de infestação do mosquito é de 4,7%. Ou seja, de cada 100 domicílios vistoriados, em 4,7 foram encontrados focos do inseto.

Esse índice é bem superior ao máximo preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. O índice registrado também está próximo da linha de risco de surto (5% de infestação). Há regiões na cidade que ultrapassam essa linha como os jardins Bandeirantes e Bancários (Zona Oeste), onde a infestação está em 10,4%.

Leia a matéria completa no site do Jornal de Londrina

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]