Um homem do Paraná que viajou a Moçambique deu entrada na quarta-feira (8) para internamento no Hospital da Providência, na cidade de Apucarana, Norte do estado, com sintomas que levantaram a suspeita de um caso de ebola, a febre hemorrágica que já provocou a morte de milhares de pessoas na África Ocidental. Ele apresentou quadro de febre e mal-estar. A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), porém, descartou que o homem esteja com a doença e diz que o paciente está com gripe.
Segundo nota divulgada pela Sesa, o paciente ficou 12 dias em Moçambique, país que está no Oeste da África portanto em uma área longe dos países atingidos pelo surto de ebola no continente africano. Naquele país, o paranaense teve contato, segundo a secretaria, somente com a população local. Isso, segundo a Sesa, descarta a possibilidade de o paciente estar infectado com o vírus.
De acordo com a nota secretaria, é definido como caso suspeito de ebola "paciente que apresentar febre alta e sintomas de hemorragia em até 21 dias após retornar de um dos três países africanos que concentram o surto (Guiné, Libéria e Serra Leoa)".
No caso do paciente internado em Apucarana, o hospital deu a ele um tratamento para combater gripe. O homem já recebeu alta, segundo a Sesa, mas passará por outros exames e tem sido monitorado para concluir o tratamento.
O atual surto de ebola que atinge a África Ocidental teve início no mês de março de 2014 e já vitimou mais de três mil pessoas. Libéria, Guiné e Serra Leoa são os países mais afetados, mas há casos registrados na Nigéria.
- Macedônia isola hotel após morte de britânico com suspeita de ebola
- Reino Unido aumentará controle nos aeroportos pera evitar entrada do ebola
- Países mais afetados dizem que resposta ao ebola é lenta e insuficiente
- OMS eleva para 8 mil número de infectados pelo ebola
- Morre nos EUA liberiano diagnosticado com ebola
Menos comida na mesa: preço de alimento supera inflação e sobe quase 50% em quatro anos
Por que você não vai ganhar dinheiro fazendo apostas esportivas
Manifestantes lotam Praça da Liberdade para pressionar Pacheco a pautar impeachment de Moraes
Frases da Semana: “Se alguém invadir minha casa, vai levar um tiro”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião